A comunicação ambiental e suas potencialidades no enfrentamento dos dilemas socioambientais
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v34i0.39965Palavras-chave:
comunicação, meio ambiente, comunicação ambiental, interfaces, epistemologiaResumo
O artigo apresenta reflexões sobre a noção de comunicação ambiental, a fim de contribuir na construção do conceito que define esta área considerada especializada e de interface. Defende-se que tal área, situada no imbricamento entre os campos da comunicação e do meio ambiente, caracteriza-se por englobar fundamentos e perspectivas de ambos, ressaltando seu caráter interdisciplinar. Inicialmente são apresentadas as bases epistemológicas dos dois campos, com o objetivo de enfatizar as articulações práticas e teóricas que ocorrem entre eles. Faz-se, então, uma revisão de literatura acerca do termo “comunicação ambiental”, considerando autores nacionais e internacionais, e argumenta-se que esta não se resume a tratar de temáticas características da área ambiental. Por fim, busca-se refletir sobre as possibilidades da comunicação ambiental para auxiliar nas ações de enfrentamento dos problemas socioambientais contemporâneos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.