Novas formas de gestão dos manguezais brasileiros: a Baía de Paranaguá como estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3106Palavras-chave:
zoneamento, gestão, mangues, Baía de Paranaguá, zoning, management, mangroves, Paranaguá Bay.Resumo
Este relato avalia e apresenta alternativas para o atual modelo de controle e apropriação social dos manguezais da Baía de Paranaguá, com sugestões para o seu zoneamento e a eventual adoção de estratégias de gestão patrimonial. A sugestão básica é a de que a gestão dos manguezais regionais não deve ser confundida com conservação estrita, como sugerido pela legislação ambiental.
New ways of managing brazilian mangroves: the Paranaguá Bay study case
Abstract
This report assesses and presents alternatives to the current control and social appropriation model of Paranaguá Bays mangroves, including zoning suggestions and the eventual adoption of ownership management strategies. The basic suggestion is that the management of the regional mangroves should not be mistaken with strict conservation, as suggested by environmental legislation.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.