Notas a respeito de transformações do planejamento urbanoregional frente a metamorfoses socioambientais
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3104Palavras-chave:
planejamento urbano, espaço, contexto socioambiental urbano, políticas públicas, urban planning, space, socio-environmental urban context, public policies.Resumo
O texto apresenta considerações acerca da inevitabilidade do enfrentamento do caráter plural do contexto urbano na trajetória do aperfeiçoamento dos instrumentos de planejamento e gestão de cidades. Essa perspectiva aponta dificuldades oriundas da necessária abertura para um número ampliado de variáveis a serem consideradas, as quais, no entanto, se progressivamente integradas em programas mais flexíveis de organização e gestão do território podem vir a oferecer possibilidades para uma crescente inserção da população no trato dos espaços compartilhados. Considera-se indispensável a apropriação dos espaços urbanos pela sua população como senha para o êxito das políticas públicas de planejamento urbano.
Notes on regional urban planning in the face of socio-environmental metamorphoses
Abstract
The text presents considerations on the inevitability of facing the plural character of the urban context in the path toward the improvement of city planning and management instruments. This perspective points at difficulties stemming from the need to open up to a large number of variables that must be considered and which, if progressively integrated in more flexible territory organization and management programs, may pave the way for increased general public participation in dealing with shared spaces. The appropriation of urban spaces by their populations is considered an indispensable password for successful public urban planning policies.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

