Configuração da imagem do conceito de produtos ecologicamente corretos
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v28i0.31003Palavras-chave:
consumo consciente, produtos ecologicamente corretos, multidimensionalidade das imagens.Resumo
As imagens enquanto representações mentais são capazes de direcionar o comportamento das pessoas. Neste sentido, a compreensão de como são configuradas as imagens de produtos ecologicamente corretos é uma forma de melhor direcionar ações de comunicação que visem promover o consumo consciente destes produtos no mercado. Produtos ecologicamente corretos podem ser definidos como produtos que geram menos impacto ao meio ambiente que outros produtos similares. Geralmente são produtos fabricados com matérias-primas renováveis, são recicláveis, biodegradáveis, duráveis e são geralmente fabricados de forma sustentável. A partir do Método de Configuração de Imagem (MCI), foram entrevistadas 339 pessoas, sendo que 207 são estudantes de graduação e 132 são trabalhadores do setor produtivo com até o ensino médio completo. A partir da análise de conteúdo das respostas dos entrevistados, observa-se que o conceito de produtos ecologicamente corretos está fundamentalmente ligado a produtos saudáveis, sem agrotóxicos, sustentáveis e recicláveis, que preservam o meio ambiente e são capazes de proporcionar um futuro melhor e bem-estar à humanidade. No que tange à multidimensionalidade da imagem, os resultados indicam que as principais dimensões que formam o conceito são a simbólica, associada mais à consciência ambiental, e a funcional, ligada diretamente a produtos que consomem menos energia e saudáveis, com 44% e 28% das citações mais frequentes e salientes, respectivamente. No entanto, na comparação entre os grupos pesquisados, a dimensão funcional apresentou percentuais maiores para os trabalhadores na comparação com os estudantes. A partir do método proposto e dos resultados alcançados, é possível entender melhor como um conceito de um objeto pesquisado se configura e, com base nisso, direcionar estratégias e ações de comunicação que visem à promoção destes produtos como forma de melhorar a sustentabilidade do meio ambiente.
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