Meio ambiente e interdisciplinaridade: desafios ao mundo acadêmico

Autores

  • Marcel BURSZTYN

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3095

Palavras-chave:

questão ambiental, desenvolvimento sustentável, interdisciplinaridade, formação acadêmica, Brasil, environmental issue, sustainable development, interdisciplinarity, academic education, Brazil.

Resumo

A produção acadêmica do conhecimento nos dois últimos séculos foi marcada por uma clara tendência especializante. A questão ambiental, vista pela ótica do desenvolvimento sustentável e que assume considerável relevância no presente, introduz mudanças significativas neste cenário e aponta para a necessária abordagem interdisciplinar (des-especialização). Utilizando exemplos da produção científica brasileira, a partir de dados do CNPq e Capes, o texto apresenta um perfil dos cursos de Pós-Graduação do país voltados ao tratamento da questão ambiental. Uma análise crítica do processo é evidenciada, bem como importantes limitações e desafios que se apresentam para a construção deste novo campo do conhecimento.

The environment and interdisciplinarity: challenges to the academic world

Abstract

Academic production of knowledge in the past two centuries was marked by a clear specialization trend. The environmental issue, seen through the lenses of sustainable development, having currently acquired a considerable importance, introduces significant changes in this scenario and points to the need for an interdisciplinary approach (de-specialization). Using examples taken from the Brazilian scientific production, based on data provided by CNPq and Capes, this text draws a profile of graduate programs addressing the environmental issue, nationwide. A critical analysis of the process is highlighted, as well as the important limitations and challenges incurred in building this new field of knowledge.

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Publicado

2004-12-22

Como Citar

BURSZTYN, M. (2004). Meio ambiente e interdisciplinaridade: desafios ao mundo acadêmico. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 10. https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3095

Edição

Seção

Abordagens Disciplinares do Meio Ambiente e a Interdisciplin