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Meio ambiente e interdisciplinaridade: desafios ao mundo acadêmico

Marcel BURSZTYN

Resumo



A produção acadêmica do conhecimento nos dois últimos séculos foi marcada por uma clara tendência
especializante. A questão ambiental, vista pela ótica do desenvolvimento sustentável e que assume considerável
relevância no presente, introduz mudanças significativas neste cenário e aponta para a necessária
abordagem interdisciplinar (des-especialização). Utilizando exemplos da produção científica brasileira,
a partir de dados do CNPq e Capes, o texto apresenta um perfil dos cursos de Pós-Graduação do
país voltados ao tratamento da questão ambiental. Uma análise crítica do processo é evidenciada, bem
como importantes limitações e desafios que se apresentam para a construção deste novo campo do
conhecimento.

The environment and interdisciplinarity: challenges to the
academic world

Abstract


Academic production of knowledge in the past two centuries was marked by a clear specialization trend.
The environmental issue, seen through the lenses of sustainable development, having currently acquired
a considerable importance, introduces significant changes in this scenario and points to the need for an
interdisciplinary approach (de-specialization). Using examples taken from the Brazilian scientific
production, based on data provided by CNPq and Capes, this text draws a profile of graduate programs
addressing the environmental issue, nationwide. A critical analysis of the process is highlighted, as well
as the important limitations and challenges incurred in building this new field of knowledge.


Palavras-chave


questão ambiental; desenvolvimento sustentável; interdisciplinaridade; formação acadêmica; Brasil; environmental issue; sustainable development; interdisciplinarity; academic education; Brazil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v10i0.3095