Interdisciplinaridade, meio ambiente e desenvolvimento: limitações e desafios da/à sociedade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3094Palavras-chave:
interdisciplinaridade, questão ambiental, limitações, desafios, geografia, interdisciplinarity, environmental issue, limitations, challenges, geography.Resumo
A discussão acerca da interdisciplinaridade, a partir da perspectiva da questão ambiental, é aqui desenvolvida sob a abordagem da experiência acadêmica e em consultorias do autor no campo da ciência geográfica. O texto evoca a evolução da análise geográfica sobre a relação sociedade-natureza para, evidenciando o contexto científico, explicitar limitações e desafios da construção da interdisciplinaridade.
Interdisciplinarity, the environment and development: limitations and challenges posed by and to brazilian society
Abstract
The discussion on interdisciplinarity, from the environmental perspective, is developed here under the light of the authors academic experience and consulting work developed in geographic science. The text evokes the evolution of geographical analysis on the society-nature relationship, highlighting the scientific context, providing clarification on the limitations and challenges posed by the construction of interdisciplinarity.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.