Meio ambiente e desenvolvimento: construindo um novo campo do saber a partir da perspectiva interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v10i0.3089Palavras-chave:
meio ambiente, desenvolvimento, interdisciplinaridade, desenvolvimento sustentável, environment, development, interdisciplinarity, sustainable development.Resumo
O presente momento da sociedade é marcado por uma considerável crise do pensamento e de produção do conhecimento científico. Essa crise decorre também da divisão disciplinar do conhecimento, sendo que a interdisciplinaridade se apresenta como uma possibilidade de sua superação. Na perspectiva interdisciplinar os objetos e assuntos são híbridos e, em geral, reconhecidos a partir duma posição social que obriga a considerar a realidade tal como se apresenta na experiência comum abrangendo, portanto, uma consideração para além da condição científica disciplinar, constituindo problemáticas. A abordagem do meio ambiente e desenvolvimento encontra campo fértil nessa perspectiva, todavia esta constitui uma prática em construção. A noção de desenvolvimento sustentável sempre aparece associada a esta discussão, embora ainda revestida de expressiva ambigüidade.
The environment and development: building a new field of knowledge based on the interdisciplinary perspective
Abstract
At present, society is marked by a considerable crisis in the thinking and production of scientific knowledge. This crisis results from the breaking down of knowledge into disciplines, while interdisciplinarity stands as a possibility for overcoming it. Under the interdisciplinary perspective, objects and subject-matters are hybrid and by and large, acknowledged from a social standpoint that forces one to consider reality as it presents itself in common experience and thus encompassing a consideration that goes beyond the disciplinary scientific condition become discussion issues. The environment and development approach finds fertile ground in this perspective, even though the latter is still praxis under construction. The notion of sustainable development always appears in association with this discussion, even if involved in expressive ambiguity.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.