Diálogos interdisciplinares para uma agenda socioambiental: breve inventário do debate sobre ciência, sociedade e natureza
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v1i0.3055Palavras-chave:
Natureza e Sociedade, Interdisciplinaridade, Racionalidade Científica, Nature and society, Interdisciplinarity, Scientific rationalityResumo
O debate sobre ciência, sociedade e natureza, na perspectiva da construção de um novo conhecimento interdisciplinar, exige uma reflexão crítica sobre os fundamentos da racionalidade científica moderna. Por outro lado, a crítica que se faz ao conhecimento científico, coincide com a crítica ao fracionamento que se faz entre sociedade e natureza, com todas as suas implicações sócio-culturais e políticas. Razão instrumental e sistema de crenças andam juntos. Daí que uma crítica profunda sobre a racionalidade e as práticas científicas, no âmbito da relação sociedade-natureza, deve buscar reaproximar os saberes disciplinares, principalmente os das ciências da vida, da natureza e da sociedade. Esse diálogo entre saberes científicos não pode, entretanto, excluir as outras formas de conhecimento do mundo, da natureza e das sociedades.
ABSTRACT
The debate on science, nature and society, from the perspective of the construction of a new interdisciplinary knowledge, requires critical refelctions on the bases of modern scientific rationality. On the other hand, the critique of scientific knowledge that has been made coincides with the critique of the division between society and nature, with all of its socio-cultural and political implications. Instrumental reason and belief system develop together. Therefore, a deep critique of rationality and scientific practices, from the perspective of the societynature relationship, should seek to bring the knowledge that has been separated into different disciplines closer together again, especially with regard to the life sciences, that is, those of nature and society. This dialogue between fields of scientific knowledge should not, at the same time, exclude other forms of knowing the world, nature and society.
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