A integração de conhecimentos e a dicotomia compreender/explicar

Autores

  • Ademar HEEMANN

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v4i0.3036

Palavras-chave:

compreender, explicar, interdisciplinaridade, understanding, explaning, interdisciplinary

Resumo

A integração de conhecimentos é um dos princípios que constituem o pano de fundo do Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nesse contexto, tem se insistido no exame das dicotomias natureza/sociedade, homem/animal, ciências/humanidades. A presente reflexão trata de alguns conceitos utilizados na abordagem dessas dicotomias, realizando incursões pelos conceitos de redução, holismo e incomensurabilidade. Concluindo, apresenta uma perspectiva para as démarches interdisciplinares construída a partir da antinomia compreender/explicar.

The integration of knowledge and the dichotomy understanding/explaining

Abstract

The integration of knowledge is one of the underlying principles of the Doctoral Program in studies of Environmental and Development. Within this context, the examination of the dichotomies nature/ society, man/animal, sciences/humanities has been considerered crucial. The present reflections revolve around some of the concepts used in the discussion of these dichotomies, resorting to concepts such as reduction, holism and incommensurability. In conclusion, it offers a perspective on the routes to be taken by interdisciplinary work that starts from the antinomy understanding/explaining.

Downloads

Publicado

2001-12-09

Como Citar

HEEMANN, A. (2001). A integração de conhecimentos e a dicotomia compreender/explicar. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 4. https://doi.org/10.5380/dma.v4i0.3036

Edição

Seção

Artigos