A integração de conhecimentos e a dicotomia compreender/explicar
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v4i0.3036Palavras-chave:
compreender, explicar, interdisciplinaridade, understanding, explaning, interdisciplinaryResumo
A integração de conhecimentos é um dos princípios que constituem o pano de fundo do Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nesse contexto, tem se insistido no exame das dicotomias natureza/sociedade, homem/animal, ciências/humanidades. A presente reflexão trata de alguns conceitos utilizados na abordagem dessas dicotomias, realizando incursões pelos conceitos de redução, holismo e incomensurabilidade. Concluindo, apresenta uma perspectiva para as démarches interdisciplinares construída a partir da antinomia compreender/explicar.
The integration of knowledge and the dichotomy understanding/explaining
Abstract
The integration of knowledge is one of the underlying principles of the Doctoral Program in studies of Environmental and Development. Within this context, the examination of the dichotomies nature/ society, man/animal, sciences/humanities has been considerered crucial. The present reflections revolve around some of the concepts used in the discussion of these dichotomies, resorting to concepts such as reduction, holism and incommensurability. In conclusion, it offers a perspective on the routes to be taken by interdisciplinary work that starts from the antinomy understanding/explaining.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.