Abordagem interdisciplinar da problemática ambiental urbano-metropolitana: esboço metodológico da experiência do doutorado em MA&D da UFPR sobre a RMC - Região Metropolitana de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v3i0.3030Palavras-chave:
ambiente, metropolização, metodologia, Região Metropolitana de Curitiba, environment, metropolization, Curitibas Metropolitan RegionResumo
A cidade constitui-se num considerável desafio aos estudiosos do ambiente urbano, principalmente quando se trata de ambiente urbano-metropolitano. Abordá-la numa perspectiva interdisciplinar tendo os problemas ambientais como cerne das preocupações, impõe o exercício conjunto de diversos campos disciplinares. A metodologia de trabalho interdisciplinar, embasada num suporte teórico aliado a uma perspectiva empírica, tendo como objeto de estudo a cidade de Curitiba e a região metropolitana de Curitiba, foi uma rica experiência de estudo interdisciplinar de problemáticas ambientais urbano-metropolitanas levada a cabo no âmbito do Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR, entre 1996 e 2000, cujo processo de elaboração e prática é objeto deste artigo.
Indisciplinary approach of the urban-metropolitan environmental problematic: methodological scketch of the UFPR MA & D doctors program about RMC - Curitibas Metropolitan Region
Abstract
The city consists in a considerable challenge to the urban environment studious, principally when it repports to the urban-metropolitan environment. To approach this subject in a interdisciplinary perspective, the environmental problems in the center of interests, imposes the joint exercise of different disciplines. An interdisciplinary works methodology based on theoretical support and an empirical perspective wich Curitiba city and its metropolitan region was the object study, was created and experimented by the Environment and Development Doctors Program of UFPR from 1996 to 2000. That experience is the subject to this paper.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.