Degradação socioambiental urbana, políticas públicas e cidadania
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v3i0.3028Palavras-chave:
degradação socioambiental, ambiente urbano, políticas públicas e cidadania, socioenvironment degradation, urban environment, public policies, citizenshipResumo
Resultado de reflexões desenvolvidas no exercício de diferentes disciplinas, este artigo aponta alguns aspectos que norteiam a atual discussão sobre a degradação socioambiental urbana. Trata-se aqui, especialmente, de discutir a noção de degradação, a evolução da questão ambiental e o conseqüente desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a solução dos problemas socioambientais urbanos e vinculadas ao exercício da cidadania, bem como à necessidade de se buscar uma visão complexa da realidade urbana, a partir de um (re)conhecimento da interação entre sociedade e natureza.
Urban socioenvironmental degradation, public policies an citizenship
Abstract
As a result from an interdisciplinary reflection, the present article deals with some aspects which direct the issue of urban socioenvironment degradation. The article focus on the notion of degradation, the evolution of the environment issue and the development of public policies which aim at the solution of urban socioenvironment problems, linked to citizenship activities, as well as at searching a complex view of the urban reality, through the (re)cognition of the interactionof society and nature.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.