Gerenciamento de riscos ambientais
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v5i0.22120Palavras-chave:
acidentes ambientais. anúlise de risco e gerenciamento de riscos. produtos perigosos e impactos ambientaisResumo
i\ ocorrência dc acidcntcs ambicntais cnvolvendo produtos perigosos tem sido objeto de preocupaçàotanto por parte dos governos. como por parte das comunidades. estas cada vez mais conscientes daimportância das questões ambientais. Ocorrências como as de Seveso (Itália. 1976). Cidade do Mb;ieo (Mb.:ico. 1984). Bhopal (India. 1984) e Exxon Valdez (i\lasca. 1989). entre outras. desencadearam umasérie de açiles e programas voltados para a prevenç,lo de acidentes maiores. bem como para a preparaçãodas comunidades para o enfi'entamento dessas siluaçiles emergenciais. No Brasil. embora as questõesambientais tenham sido de particular interesse nos últimos anos. em especial no tocante aos avançosobtidos no campo legal. 11<\0 se dispile de uma política específica voltada para o gerenciamento dos riscosambientais. O presente trabalho apresenta os principais programas internacionais relacionados com ogerenciamento dos riscos. associados aos acidentes ambientais. além de apresentar uma análise crítica dotema no Brasi I.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.