Análise do mercado de produtos orgânicos: estudo de caso de feira em Ponta Grossa, PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v23i0.20802Palavras-chave:
agricultura orgânica, Paraná.Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em analisar o mercado de produtos orgânicos no Paraná, verificando o crescimento da sua produção em comparação aos produtos tradicionais, analisando a elasticidade-preço da demanda dos produtos orgânicos e identificando as principais características dos seus consumidores. Para tanto, utilizaram-se dados secundários e dados oriundos de uma pesquisa de mercado feita no município de Ponta Grossa, Paraná. Os resultados demonstraram que o mercado, tanto em termos de oferta de produtos orgânicos como em relação ao número de agricultores, está em crescimento. Na análise quanto ao comportamento da demanda por esses bens, principalmente no que se refere à sensibilidade dos consumidores frente aos seus preços, verificou-se que os produtos orgânicos são bens elásticos, onde a quantidade demandada responde fortemente às variações no preço. Mais precisamente, observou-se que as pessoas com maior renda estão dispostas a pagar mais por produtos orgânicos, do mesmo modo que pessoas que têm maior escolaridade também estão dispostas a pagar mais por esses bens, destacando que o principal motivo pelo qual se consomem orgânicos está na preocupação com a saúde.
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