Aglomeração industrial, governança e meio ambiente: conceitos e premissas da abordagem do desenvolvimento territorial sustentável

Autores

  • Elaine Cristina de Oliveira Menezes UFSC
  • Paulo Henrique Freire Vieira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v24i0.20765

Palavras-chave:

desenvolvimento territorial sustentável, aglomeração industrial, governança.

Resumo

O resgate atento da literatura sobre o conceito de ecodesenvolvimento desempenhou um papel de indiscutível relevância para compreender como as dinâmicas produtivas territoriais impactam sobre o meio ambiente. Observa-se que os estilos de desenvolvimento contemporâneos não vêm favorecendo a internalização da problemática socioambiental nas práticas usuais de planejamento e gestão. É no âmbito desse escopo que se situa a discussão proposta neste estudo, cujo objetivo é analisar quais as contribuições das teorias de desenvolvimento territorial e das discussões sobre a sustentabilidade socioambiental para a abordagem do desenvolvimento territorial sustentável. Os aspectos metodológicos adotados neste estudo estão pautados numa abordagem predominantemente qualitativa, baseada na revisão seletiva da literatura pertinente ao tema. Fundamenta-se na pesquisa bibliográfica, obtida de fontes secundárias, de obras de renome nacional e internacional sobre as dinâmicas produtivas territoriais, governança e sustentabilidade socioambiental. No âmbito do resgate conceitual que norteou a construção deste ensaio, tem-se o desenvolvimento territorial sustentável como um processo em construção, tendo como ponto de partida a problemática da degradação socioambiental e sua relação com estratégias de desenvolvimento de longo prazo. No seio desse conceito-chave destaca-se, por um lado, a contribuição da abordagem territorial que trouxe inovações no campo socioeconômico e sociopolítico; por outro lado, as contribuições das discussões sobre sustentabilidade, fundamentadas no ecodesenvolvimento, também resgatam elementos imprescindíveis para a gestão territorial e socioambiental. Conclui-se pela necessidade de estudos empíricos que integrem essa problemática e que possam fazer avançar esse novo enfoque de planejamento e gestão: o desenvolvimento territorial sustentável.

Biografia do Autor

Elaine Cristina de Oliveira Menezes, UFSC

Doutora em Sociologia Política (UFSC). Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Paulo Henrique Freire Vieira, UFSC

Doutor em Ciência Política (Ludwig-Maximilians Universität München - Alemanha). Professor titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador do CNPq.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

de Oliveira Menezes, E. C., & Freire Vieira, P. H. (2011). Aglomeração industrial, governança e meio ambiente: conceitos e premissas da abordagem do desenvolvimento territorial sustentável. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 24. https://doi.org/10.5380/dma.v24i0.20765

Edição

Seção

Territórios, Regulação e Sustentabilidade: entre sociedade e natureza