Conflitos ambientais e lutas materiais e simbólicas
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v19i0.13564Palavras-chave:
conflitos ambientais, luta material e simbólica, campo ambiental, environmental conflicts, material and symbolical struggles, environmental fieldResumo
O presente artigo discute a questão ambiental na perspectiva do conflito social. Aqui lutas sociais envol-vendo questões ambientais são consideradas como momentos da constituição de um “campo ambiental” onde se encontram em jogo as condições de apropriação material e simbólica de bases de recursos ter-ritorializados. A noção de “campo ambiental” como um campo de forças pretende exprimir a dinâmica relacional do mundo social, onde indivíduos ou grupos sociais ocupam deferentes posições num espaço social constituído por relações, nele travando embates que põem em questão a distribuição de poder tanto material como simbólico. Os conflitos ambientais instituem assim o meio ambiente como categoria em torno da qual as práticas sociais são classificadas segundo distintos níveis de legitimidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

