Ecologia da Ciência, ética da diversidade e educação transdisciplinar

Autores

  • Maria da Conceição de Almeida Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v18i0.13429

Palavras-chave:

Ecologia da ciência, ciência ecológica, diversidade, science ecology, ecological science, diversity

Resumo

O paradigma de pensar o mundo de forma fragmentada, que consolida as ciências modernas nascidasno século XVII, mostra-se, sobretudo a partir da primeira metade do século XX, insuficiente paracompreender a complexidade dos fenômenos – sejam eles físicos ou sociais. Uma ecologia dos conhecimentos,hoje em construção, reconhece a multidimensionalidade dos fenômenos e a interconexão entresistemas, ao mesmo tempo em que reafirma a diversidade cultural e cognitiva como princípios capazesde ultrapassar a “monocultura da mente” e questionar a ocidentalização do planeta.

Downloads

Publicado

2008-12-18

Como Citar

Almeida, M. da C. de. (2008). Ecologia da Ciência, ética da diversidade e educação transdisciplinar. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 18. https://doi.org/10.5380/dma.v18i0.13429

Edição

Seção

Artigos