Turismo, desenvolvimento e saberes no Pantanal: diálogos e parcerias possíveis
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v18i0.13424Palavras-chave:
Pantanal, tourism, knowledge dialog, turismo, diálogo de saberesResumo
Na atualidade, o turismo se apresenta como uma alternativa econômica para o Pantanal Mato-grossense,consolidando-se por meio da exploração das peculiares paisagens e da biodiversidade pantaneira. Noentanto, existem fraturas significativas entre as diversas percepções e saberes sobre o Pantanal que sugeremquestionamentos sobre a viabilidade do turismo enquanto atividade propulsora do desenvolvimentolocal na região. Este ensaio sugere três vertentes perceptivas: a) o Pantanal científico, a visão acadêmicocientíficada biodiversidade pantaneira que procura revelá-la, descrevendo suas espécies, seus habitats,suas paisagens e processos ecossistêmicos presentes no Pantanal; b) o Pantanal pantaneiro, a visão dohabitante do Pantanal, que descreve o ambiente em função de suas necessidades básicas e das relaçõessocioculturais, utilizando os processos ecossistêmicos para decidir sobre estratégias de sobrevivência eas redes sociais para trocar saberes; e, por último, c) o Pantanal Google, assim denominada a vertentepromovida pela indústria turística que propõe uma iconografia especial, repertoriada na Internet, quecomercializa um Pantanal virgem, imaculado, isento da presença humana: um verdadeiro paraíso. Astrês vertentes perceptivas dificilmente sintonizam-se. O Pantanal pantaneiro é pouco disseminado nouniverso turístico. Diante da visão de um Pantanal idealizado, sem vínculos com o Pantanal pantaneiro,questionam-se as possibilidades de promoção de desenvolvimento endógeno e do conseqüente empoderamentodas comunidades locais, por meio do fortalecimento de uma atividade turística que estimuleo diálogo entre os saberes e as parcerias possíveis.Downloads
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