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O boom ambiental na imprensa: uma análise das notícias sobre desmatamentos e queimadas na Amazônia da década de 70 aos anos 2000

Luciana Miranda Costa

Resumo


Este artigo apresenta as conclusões de uma pesquisa (PARD/UFPA/CNPq, 2006) que analisou o significativopapel da mídia no “boom” ambiental que vem se registrando nas últimas décadas, com ênfase para osdesmatamentos e queimadas na Amazônia. O leitor encontrará neste texto os elementos que apontam amídia impressa como agente multiplicador das informações presentes na contemporaneidade, o papeldo Estado e das políticas públicas na raiz dos problemas ambientais na Amazônia, as causas e efeitosdos desmatamentos e queimadas e os principais agentes sociais envolvidos. Além disso, há uma abordagemespecífica sobre o discurso jornalístico para cada década, ressaltando temas como: a colonizaçãoe o desmatamento (década de 70), o receio sobre a “internacionalização da Amazônia” e o corte emfinanciamentos internacionais para grandes projetos (década de 80), o destaque midiático com a Rio 92(década de 90) e o “olhar verde” da imprensa neste novo século. A base teórica de análise está centradaem autores e conceitos da Sociologia e da Semiologia dos Discursos Sociais. O objetivo principal dapesquisa foi verificar como se estruturou o discurso da mídia impressa sobre as questões ambientais apartir de suas fontes de informação. O que se constatou foi que as matérias jornalísticas, dominantementedescritivas e factuais, privilegiaram como suas “fontes” principais os órgãos governamentais. Já a partirdo final da década de 80, passaram também a se constituir como fontes instituições de pesquisa e ONGs.Os pequenos agricultores, fazendeiros, índios, madeireiros e seus respectivos órgãos de representaçãoapareceram de “forma secundária” nas matérias durante todo o período, ora como “vilões” ora como“vítimas” do acentuado processo de desmatamento e queimadas na Amazônia.

Palavras-chave


desmatamento; queimadas; mídia impressa; Amazônia; análise de discurso; deforestation; forest fires, Amazon; Brazilian media

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v17i0.13412