Biocombustíveis: como a universidade brasileira participa da produção de conhecimentos e na definição de incentivos e diretrizes para o setor?

Autores

  • Alessandra Pavesi UFSCar
  • Carmen Roselaine Oliveira Farias UFSCar
  • Haydée Torres de Oliveira UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v15i0.11304

Palavras-chave:

biofuels, education, sustainability, biocombustíveis, educação superior, sustentabilidade

Resumo

Neste artigo, são discutidos os resultados de indagações sobre a contribuição de instituições brasileiras
de educação superior para o desenvolvimento do setor sucro-alcooleiro. Esses resultados revelam que a
universidade tende a colocar sua expertise a serviço de um modelo de desenvolvimento insustentável,
antes que a propiciar oportunidades para uma aprendizagem social ativa, indispensável para propor novas
definições e soluções para os problemas da civilização contemporânea.

Biografia do Autor

Alessandra Pavesi, UFSCar

possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Tem experiência de docência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Estudos Ambientais. Atua principalmente nas seguintes áreas: educação superior, currículo e ambiente.

Carmen Roselaine Oliveira Farias, UFSCar

Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1999). Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio de doutorando no Centro de Investigação em Educação da Universidade de Lisboa, no âmbito do Projeto CAPES-GRICES "A ciência como cultura: implicações para a comunicação científica" (2005-2006).

Haydée Torres de Oliveira, UFSCar

Bióloga (1982) com Mestrado em Ecologia (1988), Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental (1993) e Pós-Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Autônoma de Barcelona (2004). É professora associada do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar. É pesquisadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, da Escola de Engenharia de São Carlos/USP, sendo líder do Grupo de Pesquisa registrado e certificado pelo CNPq - GEPEA Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2007-06-28

Como Citar

Pavesi, A., Farias, C. R. O., & Torres de Oliveira, H. (2007). Biocombustíveis: como a universidade brasileira participa da produção de conhecimentos e na definição de incentivos e diretrizes para o setor?. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 15. https://doi.org/10.5380/dma.v15i0.11304

Edição

Seção

Artigos