Biocombustíveis: como a universidade brasileira participa da produção de conhecimentos e na definição de incentivos e diretrizes para o setor?
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v15i0.11304Palavras-chave:
biofuels, education, sustainability, biocombustíveis, educação superior, sustentabilidadeResumo
Neste artigo, são discutidos os resultados de indagações sobre a contribuição de instituições brasileiras
de educação superior para o desenvolvimento do setor sucro-alcooleiro. Esses resultados revelam que a
universidade tende a colocar sua expertise a serviço de um modelo de desenvolvimento insustentável,
antes que a propiciar oportunidades para uma aprendizagem social ativa, indispensável para propor novas
definições e soluções para os problemas da civilização contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.