Transições universitárias rumo à sustentabilidade na América Latina
uma análise comparativa de seis instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v66i.100650Palavras-chave:
sustentabilidade universitária, transições rumo à sustentabilidade, educação ambiental superior, modelos mentais, América LatinaResumo
Diante da atual policrise paradigmática e da crise ambiental global, as universidades, como epicentros do conhecimento, demonstram a capacidade inerente de exacerbar ou mitigar esses desafios. Embora as abordagens hegemônicas tradicionais tenham limitado sua adaptabilidade diante de uma crise civilizacional emergente, as Instituições de Ensino Superior voltadas para a sustentabilidade se posicionam como um pilar fundamental para a mudança. Este estudo, enquadrado no contexto latino-americano, teve como objetivo examinar as noções de sustentabilidade presentes em seis universidades de destaque na região, abrangendo ensino, pesquisa, gestão e engajamento ambiental, a fim de contrastar discursos e práticas e demonstrar sua importância no estímulo a alternativas de desenvolvimento. Metodologicamente, foi realizada uma revisão documental crítica dos regulamentos e documentos institucionais de cada universidade, complementada por entrevistas com os responsáveis pelas unidades de sustentabilidade ou seus equivalentes. Quatro tópicos principais foram analisados: concepção de meio ambiente, concepção de sustentabilidade, inclinações para o pensamento crítico e critérios ambientais na tomada de decisões institucionais. A ferramenta de lógica fuzzy “Mental Modeler” facilitou a explicação das relações causais (positivas, negativas ou nulas) entre esses tópicos, com base em informações documentais e entrevistas. As métricas resultantes permitiram a comparação dos modelos mentais identificados e a construção de um gradiente que ilustra as transições das universidades rumo à sustentabilidade. Os resultados deste trabalho elucidam que a sustentabilidade representa uma oportunidade virtuosa para reimaginar o ensino superior, promovendo maior integração de princípios e equidade nos programas educacionais.
Referências
Ahmed, G.; Abo-Khalil, M. Integrating sustainability into higher education: Challenges and opportunities for universities worldwide. Heliyon, 10(9), e29946, 2024. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2024.e29946
Castillo Longoria, L.; López-Forniés, I.; Cortés Sáenz, D.; Sierra-Pérez, J. Promoting sustainable consumption in Higher Education Institutions through integrative co-creative processes involving relevant stakeholders. Sustainable Production and Consumption, 28, 445-458, 2021. https://doi.org/10.1016/j.spc.2021.06.009
Chacón, R. M.; Montbrun, N.; Rastelli, V. La educación para la sostenibilidad: rol de las universidades. Argos, 26(50), 50-74, 2009.
Corbetta, S. A. Educación y ambiente en la educación superior universitaria: itinerarios en clave de la perspectiva crítica latinoamericana. Revista Educación, 43(1), 546–574, 2019. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i1.29143
Eschenhagen Durán, M. L. Adversidades y posibilidades de alternativas al desarrollo: epistemologías otras y educación ambiental superior. Gestión y Ambiente, 24(supl), 83-106, 2021. https://doi.org/10.15446/ga.v24nsupl1.91240
Escobar, A. Más allá del desarrollo: postdesarrollo y transiciones hacia el pluriverso. Revista de Antropología Social, 21, 23-62, 2012. https://doi.org/10.5209/rev_raso.2012.v21.40049
Floriani, D. História da construção da Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR): aspectos epistemológicos, metodológicos e institucionais. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 47, 87-104, 2018. https://doi.org/10.5380/dma.v47i0.62429
Galdos, M.; Villalobos, P. Universidades y transiciones hacia la sostenibilidad: roles, alianzas y una agenda pendiente. En: Ramírez, M. (Ed.), Abriendo paso a políticas y prácticas de innovación transformativa en América Latina, p. 105-150. Bogotá D.C.: Tirant lo Blanch, 2023.
Gobierno Municipal de São Paulo. (2021). Informe de localización de los objetivos de desarrollo sostenible en la ciudad de São Paulo. Disponible en: https://sdgs.un.org/sites/default/files/2025-02/VLR%202022%20ES_Reduzido.pdf
Gray, S. A.; Gray, S.; Cox, L. J.; Henly-Shepard, S. Mental Modeler: A Fuzzy-Logic Cognitive Mapping Modeling Tool for Adaptive Environmental Management, 46th Hawaii International Conference on System Sciences, Wailea, HI, USA, 2013, 965-973, https://doi.org/10.1109/HICSS.2013.399
Leal Filho, W.; Amaro, N.; Ávila, L. V.; Brandli, L.; Damke, L. I.; Vasconcelos, C. R.; Hernández-Díaz, P.; Frankenberger, F.; Fritzen, B.; Velázquez, L.; Salvia, A. Mapping sustainability initiatives in higher education institutions in Latin America. Journal of Cleaner Production, 315, 128093, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.128093
Leff, E. Discursos sustentables. 1.ª ed. México: Siglo XXI, 2008.
Mohammadi, Y.; Monavvarifard, F.; Salehi, L.; Movahedi, R.; Karimi, S.; Liobikienė, G. Explaining the Sustainability of Universities through the Contribution of Students’ Pro-Environmental Behavior and the Management System. Sustainability, 15(2), 1562, 2023. https://doi.org/10.3390/su15021562
Morin, E. ¿Hacia el abismo? Globalización en el siglo XXI. Barcelona: Paidós Iberoamérica, 2010.
Park, Y. Sustainable education practices: voices from higher education institutions. Research Square, 2024. https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-3923563/v1
Probst, L. Higher education for sustainability: a critical review of the empirical evidence 2013–2020. Sustainability, 14(6), 3402, 2022. https://doi.org/10.3390/su14063402
Red UAGAIS; Universidades Argentinas; Presidencia de la Nación; Ministerio de Educación; Secretaría de Ambiente y Desarrollo Sustentable de Argentina. Estrategia nacional para la sustentabilidad en las universidades argentinas. 2018. Disponible en: https://reduagais.unlp.edu.ar/nuestra-historia/
Rocha, E.; Sornoza, J.; Cevallos, L.; Villareal, C. Análisis de la gestión de movilidad vehicular urbana utilizando Mapas Cognitivos Difusos. Revista Tecnológica - Espol, 32(1). 2020. http://www.rte.espol.edu.ec/index.php/tecnologica/article/view/667
Sáenz, O.; Plata, Á.; Holguín, M.; Mora, W.; Callejas, M.; Portela, N. Universidades y sostenibilidad: experiencias de las instituciones de educación superior en Colombia. Bogotá D.C.: Universidad de Ciencias Ambientales y Aplicadas – UDCA; Universidad Sergio Arboleda; IDEASA; Universidad Libre; Universidad Distrital Francisco José de Caldas; Universitaria Agustiniana – Uniagustiniana, 2018.
Soini, K.; Jurgilevich, A.; Pietikäinen, J.; Korhonen-Kurki, K. Universities responding to the call for sustainability: a typology of sustainability centres. Journal of Cleaner Production, 170, 1423-1432, 2018. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.08.228
Trencher, G.; Yarime, M.; McCormick, K.; NH Doll, Ch.; Kraines, S. Más allá de la tercera misión: explorando la función universitaria emergente de co-creación para la sostenibilidad. Science and Public Policy, 41(2), 151-179, 2014. https://doi.org/10.1093/scipol/sct046
Universidad de Buenos Aires. Políticas ambientales en la UBA y su integración en la gestión universitaria. 2024. Disponible en: https://uba.ar
Universidad de Buenos Aires. (s.f.). Estatuto Universitario de la Universidad de Buenos Aires. Disponible en: https://www.uba.ar
Universidad de Chile. Política de sustentabilidad universitaria. 2012. Disponible en: https://uchile.cl/presentacion/senado-universitario/documentos/politica-de-sustentabilidad-universitaria
Universidad de Chile. Plan de desarrollo institucional 2017–2056. 2017. Disponible en: https://uchile.cl/presentacion/senado-universitario/documentos/plan-de-desarrollo-institucional-2017-2026
Universidad de Chile. Reglamento General de Facultades y Escuelas. 2017. Disponible en: https://uchile.cl
Universidad de Chile. (s.f.). Plan de sustentabilidad Universidad de Chile 2023–2024. Disponible en: https://uchile.cl/u205442
Universidad de Cuenca. Estatuto Universitario. 2021. Disponible en: https://ucuenca.edu.ec
Universidad de Cuenca. Plan estratégico de la Universidad de Cuenca 2022–2027. 2021. Disponible en: https://apibuscador.ucuenca.edu.ec/api/documentos/download/9bb735ca-fd51-401f-9db2-58703f9b4a35
Universidad de Cuenca. Programas de sostenibilidad en la Universidad de Cuenca: gestión hídrica y energías renovables. 2024. Disponible en: https://ucuenca.edu.ec
Universidad de Los Andes. Reglamento General Académico. 2023. Disponible en: https://uniandes.edu.co
Universidad de Los Andes. Reporte de sostenibilidad 2023. 2023. Disponible en: https://sostenibilidad.uniandes.edu.co/images/Reporte2023/Reporte_sostenibilidad_2023__r_compressed_compressed-1.pdf
Universidad Nacional Autónoma de México. Estrategia de resiliencia y sustentabilidad de la UNAM (ERES UNAM, somos sustentables). 2024. Disponible en: https://cous.sdi.unam.mx
Universidad Nacional Autónoma de México. Plan de desarrollo institucional 2023–2027. 2024. Disponible en: https://www.rector.unam.mx/docs/PDI-2023-2027.pdf
Universidad Nacional Autónoma de México. Reglamento General de Estudios Universitarios. 2024. Disponible en: https://www.dgae.unam.mx
Universidad Nacional Autónoma de México. Responsabilidad ambiental en la UNAM: iniciativas en eficiencia energética y reducción de huella ecológica. 2024. Disponible en: https://unam.mx
Universidade de São Paulo. Desenvolvimento sustentável na USP: QS Sustainability Ranking e iniciativas relacionadas aos ODS da ONU. 2024. Disponible en: https://jornal.usp.br
Villa-Enciso, E.; García-Mosquera, J.; Valencia-Arias, A.; Medina-Valderrama, C. J. Exploring the role of Latin American universities in the implementation of transformative innovation policy. Sustainability, 15(17), 12854, 2023. https://doi.org/10.3390/su151712854
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisco Ther Ríos, Ximena Katherine Peralta Vallejo , Clelia Kathrine Guzman Espinoza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

