TRADUÇÃO COMO TRANSFORMAÇÃO: LIMINARIDADE, INCONDICIONALIDADE E A CRÍTICA DA RELAÇÃO TRADUTÓRIA

Autores

  • Maurício Mendonça Cardozo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v85i1.27796

Palavras-chave:

tradução e crítica, transformação, poiesis da relação, liminaridade, incondicionalidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é repensar o sentido de uma crítica fundada na condicionalidade da relação tradutória e apontar os diferentes horizontes que se abrem a uma crítica de tradução que leve em consideração a liminaridade e a incondicionalidade da poiesis da relação.

Biografia do Autor

Maurício Mendonça Cardozo, UFPR

Mauricio Mendonça Cardozo tem graduação (UFPR), mestrado (USP) e doutorado (USP) em Letras. É professor do Bacharelado em Letras: Estudos da Tradução (UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (UFPR), em Curitiba. É tradutor, professor e pesquisador da área dos Estudos da Tradução, desenvolvendo e orientando projetos de pesquisa no campo da Crítica, da Teoria e da Filosofia da Tradução, bem como projetos de tradução literária para o português.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

Mendonça Cardozo, M. (2012). TRADUÇÃO COMO TRANSFORMAÇÃO: LIMINARIDADE, INCONDICIONALIDADE E A CRÍTICA DA RELAÇÃO TRADUTÓRIA. Revista Letras, 85(1). https://doi.org/10.5380/rel.v85i1.27796

Edição

Seção

Dossiê Abordagens Multidisciplinares da Tradução