ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO, REFORMULAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS: UM ESTUDO DE RETEXTUALIZAÇÃO NA ESCRITA ACADÊMICA

Auteurs-es

  • Clara Regina Rodrigues de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI :

https://doi.org/10.5380/rel.v93i1.41676

Mots-clés :

Monografia, Retextualização, Estratégias de escrita

Résumé

A monografia mobiliza um processo interno de retextualização, em consequência da constituição do seu texto de análise de dados relacionar componentes inerentes à introdução: pergunta de pesquisa ou hipótese e objetivos. Nesse trabalho, a questão-problema que se propõe a investigar é: Será que as estratégias de retextualização na “seção de análise de dados” são responsáveis por legitimar a produção de monografias?  Para tanto, objetiva-se, interpretar as estratégias de escrita implicadas na referida seção deste gênero. A metodologia desenvolvida apoia-se em Strauss e Corbin (2008) em defesa de uma abordagem de cunho descritivo-interpretativista e de investigação qualitativa para a apreciação de seis monografias, defendidas entre 2009-2011, produzidas por sujeitos advindos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), dos Cursos de Licenciatura Plena em Letras e de Bacharelado em Ciências Sociais, respectivamente, do Centro de Humanidades, da UFCG. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Marcuschi ([2001] 2010) e Matencio (2002; 2003; 2004) embasam a investigação sobre o fenômeno investigado na escrita deste gênero. Após a constatação do alto índice de estratégias básicas de reformulação no processo de produção de conhecimento, são reconhecidos processos de adaptações textuais e discursivas, para que as questões, postas na introdução, sejam respondidas, na seção de análise de dados, legitimando, assim, uma pesquisa realizada.

Bibliographies de l'auteur-e

Clara Regina Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Pernambuco.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, da UFCG, e membro do Grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino.

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Publié-e

2016-07-20

Comment citer

Souza, C. R. R. de, & Silva, W. M. da. (2016). ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO, REFORMULAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS: UM ESTUDO DE RETEXTUALIZAÇÃO NA ESCRITA ACADÊMICA. Revista Letras, 93. https://doi.org/10.5380/rel.v93i1.41676

Numéro

Rubrique

Estudos Linguísticos