ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO, REFORMULAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS: UM ESTUDO DE RETEXTUALIZAÇÃO NA ESCRITA ACADÊMICA

Autores

  • Clara Regina Rodrigues de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v93i1.41676

Palavras-chave:

Monografia, Retextualização, Estratégias de escrita

Resumo

A monografia mobiliza um processo interno de retextualização, em consequência da constituição do seu texto de análise de dados relacionar componentes inerentes à introdução: pergunta de pesquisa ou hipótese e objetivos. Nesse trabalho, a questão-problema que se propõe a investigar é: Será que as estratégias de retextualização na “seção de análise de dados” são responsáveis por legitimar a produção de monografias?  Para tanto, objetiva-se, interpretar as estratégias de escrita implicadas na referida seção deste gênero. A metodologia desenvolvida apoia-se em Strauss e Corbin (2008) em defesa de uma abordagem de cunho descritivo-interpretativista e de investigação qualitativa para a apreciação de seis monografias, defendidas entre 2009-2011, produzidas por sujeitos advindos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), dos Cursos de Licenciatura Plena em Letras e de Bacharelado em Ciências Sociais, respectivamente, do Centro de Humanidades, da UFCG. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Marcuschi ([2001] 2010) e Matencio (2002; 2003; 2004) embasam a investigação sobre o fenômeno investigado na escrita deste gênero. Após a constatação do alto índice de estratégias básicas de reformulação no processo de produção de conhecimento, são reconhecidos processos de adaptações textuais e discursivas, para que as questões, postas na introdução, sejam respondidas, na seção de análise de dados, legitimando, assim, uma pesquisa realizada.

Biografia do Autor

Clara Regina Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Pernambuco.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, da UFCG, e membro do Grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

Souza, C. R. R. de, & Silva, W. M. da. (2016). ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO, REFORMULAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS: UM ESTUDO DE RETEXTUALIZAÇÃO NA ESCRITA ACADÊMICA. Revista Letras, 93. https://doi.org/10.5380/rel.v93i1.41676

Edição

Seção

Estudos Linguísticos