A OPOSIÇÃO "DOMINADOR/DOMINADO": ELEMENTO ESTRUTURAL NA OBRA DE RULFO

Auteurs-es

  • Myrna Solotorevsky Universidade do Chile

DOI :

https://doi.org/10.5380/rel.v25i0.19553

Résumé

O trabalho postula que as obras de Rulfo El llano en llamas e PedroPáramo, devido as suas constantes, são configurações de uma isotopia.
O objetivo foi verificar e analisar uma dessas constantes: a oposição actancial "dominador-dominado" a qual atribuimos uma função ideológica.
A análise realisada mostrou que os termos da oposição "dominador-dominado" são tealçados de modo inverso nos contos e no romance: maior dimensão dos dominados nos contos e maior dimensão do dominador no romance, sendo que a função ideológica aparece de forma ostensiva nos contos e mais sutilmente em Pedro Páramo- O processo total que cumpre a oposição estudada, no corpus escolhido, se mostrou configurado do seguinte modo: a) prefiguração da relação de domínio com ênfase no dominado (Macario) b) representação da relação de domínio com ênfase no dominado (Nos han dado la tierra, La cuesta de Ias comadres, El hombre, En la Madrugada) c) inversão do termo relevante da oposição: realce do dominador (Pedro Páramo). A denuncia ideológica — sutilmente sugerida — foi captada não somente no que se refere ao dominador, como no que se refere ao dominado, incapaz duma reação planificada. Plasma-se assim uma visão do mundo sem esperanças, mas tendente a suscitar uma reação crítica no leitor virtual e através deste no leitor real.

Téléchargements

Comment citer

Solotorevsky, M. (1976). A OPOSIÇÃO "DOMINADOR/DOMINADO": ELEMENTO ESTRUTURAL NA OBRA DE RULFO. Revista Letras, 25. https://doi.org/10.5380/rel.v25i0.19553

Numéro

Rubrique

Artigos