O poema “Cenas da vida de Joaquim Cardozo” como ponto de partida retrospectivo para edição crítica de Crime na Calle Relator de João Cabral.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v102i0.75392

Palabras clave:

Poesia brasileira moderna, Literatura comparada, Crítica textual, João Cabral de Melo Neto, Joaquim Cardozo.

Resumen

Tendo sido publicado em versões distintas, o poema “Cenas da vida de Joaquim Cardozo” será cotejado nos diversos volumes que o coligiram, com o propósito de acompanhar a repercussão editorial na expressão de João Cabral de Melo Neto, que foi lido largamente como autor de livros, mais do que de poemas. No entrelaçamento entre o livro e o poema, interessa demonstrar como a figura de outro poeta serve aos seus princípios composicionais, que incidem particularmente no contexto da tradição lírica luso-brasileira, também devido a seu caráter metalinguístico. Sendo a interlocução de maior duração na obra cabralina, ao longo da sua escritura autoral se estabelece como uma série de nove composições devotadas ao outro poeta pernambucano, entre as quais o texto em foco se coloca como ponto de chegada, iluminando a trajetória literária retrospectivamente.

Biografía del autor/a

Everton Barbosa Correia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Publicado

2021-03-09

Cómo citar

Correia, E. B. (2021). O poema “Cenas da vida de Joaquim Cardozo” como ponto de partida retrospectivo para edição crítica de Crime na Calle Relator de João Cabral. Revista Letras, 102. https://doi.org/10.5380/rel.v102i0.75392

Número

Sección

“O que dizer sobre o poeta a propósito de seus cem anos?”