DOUTOR FAUSTO, ENAMORADO DO MUNDO

Autores/as

  • Francisco R. S. Innocêncio Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v70i0.4852

Palabras clave:

Fausto, Christopher Marlowe, Teatro elisabetano

Resumen

O mito de Fausto, que viria a se tornar o maior mito literário moderno de ocorrência universal, surgiu na Alemanha da primeira metade do século XVI, com o personagem real Georg Faust, verdadeira combinação de médico e saltimbanco. Porém, seria com a obra de Christopher Marlowe, A trágica história da vida e da morte do Doutor Fausto, que iria assumir as dimensões que passaria a ter em toda a literatura européia. Neste drama, Marlowe retoma vários elementos do teatro medieval, sobretudo das moralidades, para recriá-los e, de certo modo, subvertê-los, expressando com eles suas próprias concepções acerca da moral e da religiosidade, muito distantes dos preceitos católicos que fizeram de tal teatro um instrumento de doutrinação. Mais importante do que isso, Marlowe apropriou-se de recursos de um teatro que era didático em sua origem, transfigurando-os para com eles expressar os conflitos interiores de seu personagem, conferindo-lhe assim uma dimensão humana que seria a marca do teatro elisabetano e fornecendo-lhe as feições que fariam de Fausto um dos mitos fundadores do homem moderno.

Biografía del autor/a

Francisco R. S. Innocêncio, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Letras pela UFPR, área de concentração em Estudos Literários. Tradutor, com obras publcadas pelas editoras Barracuda, Record e Artes Médicas.

Cómo citar

Innocêncio, F. R. S. (2006). DOUTOR FAUSTO, ENAMORADO DO MUNDO. Revista Letras, 70. https://doi.org/10.5380/rel.v70i0.4852

Número

Sección

Artigos