O TEATRO ITALIANO GROTESCO DO PRIMEIRO NOVECENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v23i0.19656Resumen
Em 29 de maio de 1916 é representada A Máscara e o Vulto, que o autor luigi Chiarelli define como "um grotesco". Nos anos seguintes, vêm à ribalta peças de Rosso di San Secondo, Antonelli, etc. Fala-se de uma nova escola teatral italiana àqual é dado o nome da feliz expressão adotada por Chiarelli: ''grotesco". Os comediógrafos em questão rejeitam esta classificíção, afirmando cada um sua própria independência.A poética de cada autor, de fato, apresenta caracteres distintos; há, todavia, um elemento que permite reunir esta produção.- por caminhos diferentes é executada a mesma ação de ruptura com a tradição verista. A temática agora muda; protagonista da comédia não é mais a vida cotidiana, e sim o momento da insegurança que põe em dúvida tanto a validade do mundo externo, quanto a compacidade da própria personalidade.Um dos expedientes mais eficazes para promover esta ação crítica é o personagem, coro ou eu'épico, que comenta o drama desvendando as ações e os sentimentos, para descobrir o verdadeiro significado ou a ausência de significado.
Descargas
Cómo citar
MASSI ALBANESE, C. (1975). O TEATRO ITALIANO GROTESCO DO PRIMEIRO NOVECENTO. Revista Letras, 23. https://doi.org/10.5380/rel.v23i0.19656
Número
Sección
Artigos
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.