A Formação de Professores e Professoras de Inglês e as Possíveis Implicações para a Educação Linguística com Crianças: Respostas e Propostas em meio às Demandas da Contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.95498Palavras-chave:
Formação de professores de Língua Inglesa. Educação linguística. Anos iniciais.Resumo
Este artigo objetiva trazer um debate sobre os impactos de leis, resoluções e normativas na formação inicial de professores e professoras de inglês a partir do resgate histórico de reformulações feitas no projeto pedagógico de um curso de letras inglês para atender demandas para a formação inicial de docentes para atuar também nos anos iniciais da educação básica. Para isso, nos apoiamos na literatura especializada da área, apresentamos algumas adequações feitas em disciplinas no referido curso e recuperamos respostas dadas a um questionário aplicado junto a egressos e egressas. A visão dos e das respondentes serviram de apoio para uma leitura mais realista das adaptações que vem sendo feitas no referido curso e um melhor entendimento sobre até que ponto as mudanças realizadas indicam antecipações às possibilidades de atuação daqueles e daquelas profissionais ou sinalizam o acatamento de documentos prescritivos. Os resultados indicam que, na perspectiva dos egressos e das egressas, apesar das reformulações feitas ao longo dos anos, a grade curricular necessita ser reavaliada, a fim de contemplar mais disciplinas voltadas à educação linguística com crianças. Constatamos ainda que as experiências nas atividades de estágio contribuíram de forma significativa para a formação dos e das participantes da pesquisa, preparando-os, ainda que minimamente, para atuarem no ensino de língua inglesa com o público infantil. Pode-se problematizar que a licenciatura em questão vem atendendo a demandas emergentes locais, antevendo-se, portanto, aos documentos prescritivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

