Sobre as leituras de como assim em português brasileiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v101i0.72347

Keywords:

Interrogativas-wh, Como assim, Linguística Experimental

Abstract

O presente estudo investigou propriedades interpretativas do sintagma-wh como assim no português brasileiro. Por meio de dois experimentos off-line não cronométricos utilizando o Google Forms, mostramos que como assim apresenta quatro semânticas distintas: de causa, de motivação, elucidativa e de incredulidade. Na leitura de causa, como assim atua como um operador sentencial e sua pergunta atua sobre o que leva a um determinado evento ou estado. Na leitura de motivação, como assim atua sobre o domínio de vP e seu questionamento recai sobre o que habilita ou provoca um evento (ou estado) que é mediado pelo estado mental de um agente. Em ambas as leituras de causa e motivação, sentenças com como assim exprimem uma contra-expectativa do falante acerca de um conteúdo previamente apresentado (TSAI, 2008). Nas leituras elucidativa e de incredulidade, não temos sentenças que se caracterizam pragmaticamente como pergunta, no sentido de Dayal (2016). Nas estruturas com como assim elucidativo, o falante pede esclarecimentos sobre o que ouviu, ao passo que, na interpretação de incredulidade, o objetivo do falante é exprimir um estado de surpresa com relação a um evento, estado ou proferimento que contraria os conhecimentos prévios do falante.

 

Author Biography

Flore Kedochim, Universidade Federal de Roraima

Graduada em Letras com habilitação em língua francesa pela Universidade Federal de Roraima (2018) e mestranda no Programa de Pós-graduação da mesma instituição. É professora de francês na escola YourWay. Participou do grupo PET-Le­tras da UFRR, no qual desenvolveu pesquisa sobre a aquisição do francês como segunda língua e colaborou com o Laboratório de Estudos sobre Gramática e Aquisição da Línguagem (LEGAL). Possui trabalhos relacionados à Sintaxe Cartográfica e Sintaxe Experimental.

Published

2021-03-01

How to Cite

Guesser, S., da Silva Neves Medeiros Ventura, L., Kedochim, F., & Sousa, R. (2021). Sobre as leituras de como assim em português brasileiro. Revista Letras, 101. https://doi.org/10.5380/rel.v101i0.72347

Issue

Section

Número temático (101): Encontro do GT da Anpoll Teoria da Gramática jul 2019