Estratégias de reparo ao ataque ramificado CCV na aquisição fonológica

Autores

  • Andressa Toni Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v96i0.50424

Palavras-chave:

Aquisição fonológica, Sílaba, Estratégias de reparo

Resumo

Este artigo aborda o desenvolvimento das sílabas CCV (Consoante1+Consoante2+Vogal) do Português Brasileiro na fala infantil. Presente em palavras como ‘triste’, ‘bravo’, ‘blusa’, ‘madrinha’, o ataque ramificado CCV é o último tipo silábico a ser adquirido pela criança, após os 5;0 anos de idade (LAMPRECHT, 1993). Contudo, palavras contendo CCV podem figurar como alvos na produção infantil mesmo antes dos 2;0 anos: ‘ab(r)e aqui’ (Lz.1;9 anos); ‘(o)b(r)igado’ (Ar.1;9 anos). O objetivo deste trabalho é descrever as formas utilizadas pela criança durante o percurso de aquisição deste tipo silábico a fim de produzir os alvos CCV em sua fala. Foram coletadas as seguintes estratégias de reparo na produção do ataque ramificado: metátese; epêntese; transposição; movimento recíproco; substituição C1 ou C2; apagamento C1 ou C2. Para examinar as propriedades e o momento de aplicação de tais estratégias, foram analisados dados experimentais de 49 sujeitos entre 2;4-5;10 anos, num teste de repetição de palavras abrangendo os contextos /p, b, t, d, k, g/ + /l, ɾ/. As palavras elicitadas permitiram observar o desenvolvimento também de sílabas de uso restrito na língua alvo, como /tl, dl/ (ALBANO, 2001). Todos os dados foram analisados por meio do software Praat. Embora o apagamento C2 mantenha-se como o reparo mais recorrente, estratégias voltadas à modificação dos segmentos em C1, C2 e a epêntese destacaram-se na produção dos sujeitos a depender do momento de desenvolvimento da estrutura CCV.

Biografia do Autor

Andressa Toni, Universidade de São Paulo

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com bolsa Cnpq. Concluiu graduação em Letras também pela Universidade de São Paulo, com habilitação em Português e Linguística. Participou de quatro projetos de Iniciação Científica, nas áreas de aquisição da escrita (2009-2010, bolsa PIBIC) e aquisição de fonologia (2011, bolsa FFLCH; 2012-2013, bolsa Ensinar com Pesquisa e 2013-2014, bolsa PIBIC). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição de Fonologia, atuando principalmente em temas relacionados à aquisição silábica e à aquisição de processos fonológicos opcionais da fala adulta, tais como a palatalização de oclusivas alveolares, o vozeamento de fricativas alveolares e a haplologia silábica.

Downloads

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Toni, A. (2017). Estratégias de reparo ao ataque ramificado CCV na aquisição fonológica. Revista Letras, 96. https://doi.org/10.5380/rel.v96i0.50424

Edição

Seção

Número temático (96): Linguística Formal