Entrevista com João Wanderlei Geraldi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.97953

Resumo

Entrevista com João Wanderlei Geraldi, concedida a Gesualda dos Santos Rasia e Lígia Negri, por ocasião dos 40 anos do lançamento de O Texto na Sala de Aula, organizado por Geraldi e que congrega os textos de vários linguistas interessados nas questões de ensino. O livro hoje é um clássico no seu campo de pesquisa.

Biografia do Autor

Lígia Negri, UFPR

Professora aposentada do Departamento de Literatura e Linguística da UFPR.

Gesualda dos Santos Rasia, UFPR

Gesualda dos Santos Rasia fez sua formação básica na Escola Pública, e cursei Letras- Português pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988). Posteriormente, Mestrado na UFRGS, do qual foi promovida, por banca avaliativa, para o Doutorado. Área de concentração: Teorias do Texto e do Discurso (2004). Tem sólida experiência como docente da Educação Básica, tendo trabalhado em escola de periferia e de centro; Ensino Fundamental e Ensino Médio; no campo e na cidade; no diurno e no noturno. Desde 2009 é professora na Universidade Federal do Paraná, na graduação e na pós-graduação. Suas áreas de estudos e de atuação são texto, discurso, história das ideias linguísticas, ensino de língua portuguesa e formação de professores. Foi coordenadora de Projeto de Língua Portuguesa do PIBID-CAPES de 2011 a 2017 Realizei, no 1/2015, estágio pós-doutoral na área de Estudos do Discurso, na UFRGS e no 2/15, na área de Filosofia da Linguagem, na Université Paris 8, com projeto de estudos aprovado pelo Edital Estágio-Sênior da CAPES. Em 2018 , 2019 e 2020 atuou como avaliadora no PNLD- Literário. Foi vice-coordenadora do PPG-Letras da UFPR gestão 2021-2023 e presidente do CELSUL, biênio 2021-2022. É pesquisadora produtividade, do CNPQ, nível 2, desde 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Negri, L., & Rasia, G. dos S. (2024). Entrevista com João Wanderlei Geraldi. Revista Letras, 110(1), 199–203. https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.97953

Edição

Seção

Entrevista