O Antes, o Durante e o Depois: uma Proposta de Formação Docente Crítico-reflexiva e Colaborativa de Licenciandas de Língua Inglesa em um Projeto de Extensão
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93342Palavras-chave:
Educação docente crítica, Ensino de língua inglesa, Projeto de extensão.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de formação docente crítico-reflexiva e colaborativa desenvolvida no projeto de extensão “Oficina On-line de Língua Inglesa para Crianças – LICOMzinho”, que oferta aulas on-line e gratuitas de inglês a crianças de 8 a 11 anos de todo o Brasil, ministradas por alunas do curso de graduação em Letras Inglês-Literaturas de Língua Inglesa do Instituto de Letras (ILE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Esta ação extensionista é um desdobramento de um projeto de extensão de ensino on-line de espanhol para crianças que tem sido desenvolvido desde 2021 na UERJ. O nome "LICOMzinho" é uma homenagem ao Projeto LICOM-PLIC (Línguas para a Comunidade), alocado no ILE, que busca promover a educação linguística de alunos/as de 18 a 60 anos com cursos de diversos idiomas. A partir de uma visão de crítico como prática problematizadora (PENNYCOOK, 2004) e de um processo de formação de natureza sociocultural (VYGOTSKY, 1978 [1991]; 2010a; 2010b), a proposta de educação docente para o ensino de língua inglesa para e com crianças aqui apresentada busca desenvolver com as licenciandas participantes um trabalho de autorreflexão e colaboração constantes, com vistas à construção de práticas pedagógicas que possam contribuir para a formação das estudantes ao longo do curso de graduação.
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