O Antes, o Durante e o Depois: uma Proposta de Formação Docente Crítico-reflexiva e Colaborativa de Licenciandas de Língua Inglesa em um Projeto de Extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93342

Palavras-chave:

Educação docente crítica, Ensino de língua inglesa, Projeto de extensão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de formação docente crítico-reflexiva e colaborativa desenvolvida no projeto de extensão “Oficina On-line de Língua Inglesa para Crianças – LICOMzinho”, que oferta aulas on-line e gratuitas de inglês a crianças de 8 a 11 anos de todo o Brasil, ministradas por alunas do curso de graduação em Letras Inglês-Literaturas de Língua Inglesa do Instituto de Letras (ILE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Esta ação extensionista é um desdobramento de um projeto de extensão de ensino on-line de espanhol para crianças que tem sido desenvolvido desde 2021 na UERJ. O nome "LICOMzinho" é uma homenagem ao Projeto LICOM-PLIC (Línguas para a Comunidade), alocado no ILE, que busca promover a educação linguística de alunos/as de 18 a 60 anos com cursos de diversos idiomas. A partir de uma visão de crítico como prática problematizadora (PENNYCOOK, 2004) e de um processo de formação de natureza sociocultural (VYGOTSKY, 1978 [1991]; 2010a; 2010b), a proposta de educação docente para o ensino de língua inglesa para e com crianças aqui apresentada busca desenvolver com as licenciandas participantes um trabalho de autorreflexão e colaboração constantes, com vistas à construção de práticas pedagógicas que possam contribuir para a formação das estudantes ao longo do curso de graduação.

Biografia do Autor

Patrícia Helena da Silva Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Adjunta de Língua Inglesa do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Costa, P. H. da S. (2024). O Antes, o Durante e o Depois: uma Proposta de Formação Docente Crítico-reflexiva e Colaborativa de Licenciandas de Língua Inglesa em um Projeto de Extensão. Revista Letras, 110(1), 170–188. https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93342

Edição

Seção

Educação Docente para o Ensino de Línguas Adicionais no Brasil: Respostas e Propostas às Políticas Vigentes