Caminhos Possíveis da Formação Docente para a Educação Linguística com Crianças: o que Sugerem as Universidades?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93311

Palavras-chave:

Formação docente, Educação linguística com crianças, Políticas linguísticas

Resumo

A educação linguística com crianças (ELIC) é uma área em constante expansão, colocando em evidência a formação docente específica para a área e as políticas linguísticas e educacionais. Neste artigo, partimos das políticas vigentes e da carência de iniciativas institucionais mais concretas para refletir na posição das universidades diante desse cenário. Com base no recorte de dados da pesquisa de XXXX (2022), direcionamos o olhar para os caminhos possíveis da formação docente para a área de ELIC, no que se refere às sugestões feitas pelos coordenadores de curso de cinco universidades brasileiras para a implementação de políticas e mudanças curriculares com esse foco. Acreditamos que compartilhar propostas e sugestões é um meio de fortalecer a formação docente para a educação linguística com crianças no Brasil, bem como compreender as realidades locais e iniciativas sendo desenvolvidas nos diversos contextos do país diante dos desafios encontrados.  

Biografia do Autor

Ana Sara Manhabusque Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em linguística da UFES.

Marianna Cardoso Reis Merlo Merlo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Línguas e Letras - UFES

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Galvão, A. S. M., & Merlo, M. C. R. M. (2024). Caminhos Possíveis da Formação Docente para a Educação Linguística com Crianças: o que Sugerem as Universidades?. Revista Letras, 110(1), 47–65. https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93311

Edição

Seção

Educação Docente para o Ensino de Línguas Adicionais no Brasil: Respostas e Propostas às Políticas Vigentes