LA PRESENTACIÓN DEL COMENTARIO SEMÁNTICO EN LOS DICCIONARIOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v70i0.7961Palavras-chave:
dicionário escolar, perfil de usuário, comentário semântico, school dictionary, user profile, semantic commentaryResumo
Neste trabalho analisamos a microestrutura (em especial, o comentário semântico) de quatro dicionários de língua portuguesa utilizados no âmbito escolar, levando em conta um perfil de usuário elaborado com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). A partir da análise do comentário semântico dessas obras, estabelecemos alguns parâmetros para a redação das definições e a escolha dos sinônimos nos dicionários escolares, tendo como princípio fundamental o de que todas as informações oferecidas no artigo léxico devem ser discretas e discriminantes.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.