LA PRESENTACIÓN DEL COMENTARIO SEMÁNTICO EN LOS DICCIONARIOS ESCOLARES

Autores

  • Virgínia Sita Farias

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v70i0.7961

Palavras-chave:

dicionário escolar, perfil de usuário, comentário semântico, school dictionary, user profile, semantic commentary

Resumo

Neste trabalho analisamos a microestrutura (em especial, o comentário semântico) de quatro dicionários de língua portuguesa utilizados no âmbito escolar, levando em conta um perfil de usuário elaborado com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). A partir da análise do comentário semântico dessas obras, estabelecemos alguns parâmetros para a redação das definições e a escolha dos sinônimos nos dicionários escolares, tendo como princípio fundamental o de que todas as informações oferecidas no artigo léxico devem ser discretas e discriminantes.

Downloads

Como Citar

Farias, V. S. (2006). LA PRESENTACIÓN DEL COMENTARIO SEMÁNTICO EN LOS DICCIONARIOS ESCOLARES. Revista Letras, 70. https://doi.org/10.5380/rel.v70i0.7961

Edição

Seção

Dossiê Estudos Lingüísticos: Semântica Formal