PP Coordination, Embedding and Feature Sharing: seeking the connections between notation and processing

Autores

  • Tom Roeper Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcus Antonio Rezende Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sabrina Lopes Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v101i0.72202

Palavras-chave:

Recursividade, Sintagmas Preposicionais, Técnica de correspondência frase/figura

Resumo

Este artigo apresenta e discute dois experimentos de correspondência entre frases e figuras em construções de Sintagmas Preposicionais em inglês e em português do Brasil para tentar avaliar a complexidade da representação em termos de estrutura, traços e operações gramaticais. Os resultados dos experimentos em que a coordenação de PPs (Direto Não Estruturado - DU, encaixe (Estrutura Indireta -IS) e compartilhamento de traços (Estruturação Direta - DS) são comparados revelam a seguinte hierarquia com base nos tempos médios de resposta: DU <IS <DS. Uma explicação para a hierarquia é explorada, na qual a construção de compartilhamento de traços é discutida em termos de possíveis conexões com os fenômenos de concordância.

Biografia do Autor

Tom Roeper, Universidade Federal do Rio de Janeiro

MARCUS MAIA é doutor em Linguística pela University of Southern California - USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York - CUNY (2003-2004). Foi professor visitante no Departamento de Espanhol e Português e no Language Acquisition Research Center da University of Massachusetts, Amherst, no primeiro semestre de 2012 e no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia, no segundo semestre de 2017. Atualmente é professor titular de Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1C (CNPq) e foi Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Membro fundador da Rede Nacional de Ciência para a Educação. Pesquisa sobre processamento sintático e lexical, sintaxe experimental, teoria da gramática, psicolinguística e educação, línguas indígenas.

Marcus Antonio Rezende Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

MARCUS MAIA é doutor em Linguística pela University of Southern California - USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York - CUNY (2003-2004). Foi professor visitante no Departamento de Espanhol e Português e no Language Acquisition Research Center da University of Massachusetts, Amherst, no primeiro semestre de 2012 e no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia, no segundo semestre de 2017. Atualmente é professor titular de Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1B (CNPq) e foi Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Membro fundador da Rede Nacional de Ciência para a Educação. Pesquisa sobre processamento sintático e lexical, sintaxe experimental, teoria da gramática, psicolinguística e educação, línguas indígenas.

Sabrina Lopes Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

SABRINA LOPES DOS SANTOS é Mestre em Linguística e Bacharel em Letras Português-Francês pela UFRJ. Atualmente, é doutoranda do curso de pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. É membro pesquisadora do Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX/UFRJ) e membro colaboradora do laboratório de extensão Grupo de Educação Multimídia (GEM/UFRJ). Suas áreas de interesses são: processamento da linguagem e desenvolvimento de metodologias participativas de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Roeper, T., Maia, M. A. R., & Santos, S. L. (2021). PP Coordination, Embedding and Feature Sharing: seeking the connections between notation and processing. Revista Letras, 101. https://doi.org/10.5380/rel.v101i0.72202

Edição

Seção

Número temático (101): Encontro do GT da Anpoll Teoria da Gramática jul 2019