MEDIEN, KUNST UND KOMMUNIKATION

Michael Korfmann

Resumo


O presente artigo insere-se no âmbito dos estudos
interdisciplinares, focalizando o panorama artístico e social
europeu. O ponto de partida é a concepção da sociedade
moderna como sociedade de informação na qual os media
imprensa, fotografia, filme, tv, arquivos eletrônicos e redes de
informação, entre outros co-definem a realidade social. Assim,
a imprensa de Gutenberg não significou apenas um novo
processo técnico, possibilitando cópias mais econômicas, mas
redefiniu a comunicação social tradicional da face to face em
direção a uma comunicação normatizada, específica e
impessoal nos diversos sistemas sociais, consolidada no final
do século XVIII. Constitui o objetivo central do artigo oferecer
uma visão pragmática referente as rupturas mediais centrais
a imprensa, a fotografia, o filme e a Internet e os efeitos sobre
a produção artística.

Palavras-chave


Arte; media; sistemas sociais; Arts; media; social systems

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v67i0.5534

Revista Letras - ISSN 0100-0888 (versão impressa) e 2236-0999 (versão eletrônica)

 

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