Discursos sobre a leitura e o leitor: a contradição que ensina
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v89i1.34261Palavras-chave:
Discurso do professor, Função da leitura, Concepção de leitorResumo
Objetivo nesse artigo retomar, no que se refere a nossas pesquisas, a discussão sobre leitura e leitor, circunscrevendo esse debate à formação do leitor na escola, a partir do que os professores dizem acerca do aluno leitor. A fim de formular algumas implicações teórico-metodológicas, analisei as concepções de leitura e de leitor que o discurso do professor põe em circulação. Para tanto, utilizei dados coletados a partir de entrevistas realizadas com professores de escolas públicas e privadas do município de João Pessoa-PB, Brasil. Foram estabelecidos dois recortes: primeiro, analisei depoimentos de professores do Ensino Médio; segundo, os dados analisados referem-se ao momento da entrevista em que os professores foram convidados a falar sobre os alunos enquanto leitores. As perguntas formuladas direcionaram as respostas especificamente para a leitura do texto literário e, ao mesmo tempo, buscaram recuperar as expectativas que se formulam em relação à recepção desse texto. Esse estudo revela a existência de um discurso incansavelmente reeditado: a leitura concebida sob o signo de uma avaliação ou valoração determinada por critérios que antecedem o contato do leitor com o texto. Nessa perspectiva, as conclusões apontam para a necessidade de aprofundar, no contexto atual, o conceito de leitor, de leitura correta e o papel do professor como formador de leitor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.