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Discursos sobre a leitura e o leitor: a contradição que ensina

Maria Ester Vieira de Sousa

Resumo


Objetivo nesse artigo retomar, no que se refere a nossas pesquisas, a discussão sobre leitura e leitor, circunscrevendo esse debate à formação do leitor na escola, a partir do que os professores dizem acerca do aluno leitor. A fim de formular algumas implicações teórico-metodológicas, analisei as concepções de leitura e de leitor que o discurso do professor põe em circulação. Para tanto, utilizei dados coletados a partir de entrevistas realizadas com professores de escolas públicas e privadas do município de João Pessoa-PB, Brasil. Foram estabelecidos dois recortes: primeiro, analisei depoimentos de professores do Ensino Médio; segundo, os dados analisados referem-se ao momento da entrevista em que os professores foram convidados a falar sobre os alunos enquanto leitores. As perguntas formuladas direcionaram as respostas especificamente para a leitura do texto literário e, ao mesmo tempo, buscaram recuperar as expectativas que se formulam em relação à recepção desse texto. Esse estudo revela a existência de um discurso incansavelmente reeditado: a leitura concebida sob o signo de uma avaliação ou valoração determinada por critérios que antecedem o contato do leitor com o texto. Nessa perspectiva, as conclusões apontam para a necessidade de aprofundar, no contexto atual, o conceito de leitor, de leitura correta e o papel do professor como formador de leitor.

Palavras-chave


Discurso do professor; Função da leitura; Concepção de leitor

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v89i1.34261