Discursos sobre a leitura e o leitor: a contradição que ensina
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v89i1.34261Keywords:
Discurso do professor, Função da leitura, Concepção de leitorAbstract
Objetivo nesse artigo retomar, no que se refere a nossas pesquisas, a discussão sobre leitura e leitor, circunscrevendo esse debate à formação do leitor na escola, a partir do que os professores dizem acerca do aluno leitor. A fim de formular algumas implicações teórico-metodológicas, analisei as concepções de leitura e de leitor que o discurso do professor põe em circulação. Para tanto, utilizei dados coletados a partir de entrevistas realizadas com professores de escolas públicas e privadas do município de João Pessoa-PB, Brasil. Foram estabelecidos dois recortes: primeiro, analisei depoimentos de professores do Ensino Médio; segundo, os dados analisados referem-se ao momento da entrevista em que os professores foram convidados a falar sobre os alunos enquanto leitores. As perguntas formuladas direcionaram as respostas especificamente para a leitura do texto literário e, ao mesmo tempo, buscaram recuperar as expectativas que se formulam em relação à recepção desse texto. Esse estudo revela a existência de um discurso incansavelmente reeditado: a leitura concebida sob o signo de uma avaliação ou valoração determinada por critérios que antecedem o contato do leitor com o texto. Nessa perspectiva, as conclusões apontam para a necessidade de aprofundar, no contexto atual, o conceito de leitor, de leitura correta e o papel do professor como formador de leitor.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.