Open Journal Systems

IMPOSSIBILIDADE E IMPOTÊNCIA: TRAJETÓRIAS DA REPRESENTAÇÃO EM CLARICE LISPECTOR

Flávia Trocoli Xavier da Silva

Resumo



A barata, em A paixão segundo G.H., 1964, e Macabéa, em A hora da estrela,
1977, são a ênfase radical naquilo que resiste à captura pela palavra e provocam efeitos
distintos na escritura dos textos. Atrelando linguagem, alteridade e subjetividade, o ensaio
analisa comparativamente a função que a palavra assume em cada uma das obras
mencionadas. Função que remete à possibilidade ou à impossibilidade de representação
do real e a uma possível melancolização daí decorrente. Em A paixão segundo G.H., a
narradora-protagonista depara-se com a impossibilidade de representação.
Impossibilidade que, através da configuração de uma verdadeira poética da fragmentação,
ganha uma dimensão de revelação e libertação. Em A hora da estrela, diante da
personagem que não pode se tornar sujeito da enunciação e que nem por isso vincula-se
integralmente ao biológico, a palavra torna-se impotente e, no entanto, é impossível
calar. A fragmentação e a contradição tornam-se uma ética que, no entanto, não impede
que crise da literatura se acentue.

Impossibility and impotence:
representation paths in Clarice Lispector

Abstract


The cockroach, in A paixão segundo G.H., 1964, and Macabéa, in A hora da
estrela, 1977, are the radical emphasis on what resists of being captured by word and
also they have distinct effects in the writing of the works. By joining language, alterity
and subjectiveness, the essay analyzes comparatively the function that word assumes in
each of the mentioned works. This function conducts to the possibility or to the
impossibility to represent the real and to a possible consequent melancholization. In A
paixão segundo G.H., the protagonist narrator is faced with the impossibility of
representation. This imposibility, through the configuration of a true fragmentation poetics,
acquires a dimension of revelation and liberation. In A hora da estrela, the word, facing
the character which can not become the subject of enunciation but nevertheless does not
fully associate to the biological, becomes impotent and, however, is impossible to be
silenced. The fragmentation and the contradiction become an ethics which, however,
does not stop the crisis of literature becomesacute.



Palavras-chave


Clarice Lispector; representação; alteridade; representation; alterity.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v64i0.2967