PERFIL DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84852

Palavras-chave:

Docentes, Educação básica, Ensino público, Formação de professores, Fortaleza

Resumo

Conhecer o perfil dos docentes de uma escola, instituição ou rede de ensino é imprescindível para auxiliar a tomada de decisão da gestão educacional e melhorar a qualidade do ensino. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi delinear o perfil de professores da Educação Básica da rede pública municipal de Fortaleza/Ceará. Para isso, foram utilizadas informações do Censo Escolar 2019, disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).   Foram analisados dados de 9330 professores, que estavam exercendo a função docente durante o ano de realização do Censo Escolar. A análise estatística foi realizada com o auxílio dos softwares livres RSstudio e do Jasp statistics. Os resultados mostraram que a maior parte (81,63%) dos docentes da rede pública municipal de ensino de Fortaleza é composta por mulheres, a maioria é autodeclarada da cor/raça amarela (48,06%) e possui idade média em torno de 41 a 60 anos de idade.  Com relação ao vínculo empregatício, a maioria (61,59%) dos professores são concursados/efetivos e 43,07% possuem algum curso de pós-graduação como nível mais elevado de escolaridade. Vale destacar que, dos docentes da rede pública municipal de Fortaleza, 41,11% possuem especialização, 1,08% possui curso de mestrado e apenas 0,87% possui curso de doutorado. 

Biografia do Autor

João Batista da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Marcos Vinicius de Andrade Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação (UECE), Professor do magistério superior da Universidade Federal do Ceará (UFC-Campus de Russas), Mestre em Ciência da Computação (UERN) e Especialista em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software (UECE). Participa do Laboratório de Analítica, Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES), onde realiza pesquisas nas áreas de Tecnologias Educacionais. Além de fundador do Núcleo Integrado em Java e Aplicações (NINJA), uma iniciativa que compartilha conhecimentos tecnológicos do mundo Java com a comunidade.

Lívia Julyana Gomes Vasconcelos Lira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001), Especialização em Educação Profissionalizante pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2010) e Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2017). Tem experiência profissional nos eixos de economia, gestão de compras, licitações, controle interno, bem como docência na educação básica, ensino superior e formação de professores e técnica em Planejamento de Políticas Educacionais.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

Silva, J. B. da, Lima, M. V. de A., & Lira, L. J. G. V. (2022). PERFIL DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84852

Edição

Seção

Artigos