USOS E FINALIDADES DO IDEB NOS MUNICÍPIOS DO NORDESTE A PARTIR DO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DO SAEB (2019)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87771

Palabras clave:

Ideb, Responsabilização educacional, Cultura de avaliação, Nordeste.

Resumen

O artigo analisa os usos e as finalidades do Ideb nos municípios da região Nordeste com base nas respostas de 1.743 secretários(as) municipais da educação que responderam ao questionário aplicado no Saeb em 2019. Procurou-se observar se o Ideb reorientou as práticas de avaliação e contribuiu para a instituição de políticas de responsabilização educacional nas redes municipais da região. De natureza quantitativa e abordagem descritiva, as respostas foram analisadas com enfoque nos usos pedagógicos e políticos do Ideb, estes últimos em associação a políticas de responsabilização educacional. Observou-se o fortalecimento de uma cultura de avaliação em âmbito municipal, com formas de utilização compartilhadas pela ampla maioria dos municípios; maior incidência sobre o monitoramento das escolas e o estabelecimento de metas de desempenho; e menor incidência em estratégias de responsabilização forte, com impacto material sobre as escolas e os profissionais da educação.

Biografía del autor/a

Anderson Gonçalves Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação (PPGEdu-UFPE) e Mestre em Educação (PPGE-UECE). Integra o Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA-UECE). Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação (UFC). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA). E-mail: eloisamvidal@yahoo.com.br.

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Publicado

2022-11-16

Cómo citar

Costa, A. G., & Vidal, E. M. (2022). USOS E FINALIDADES DO IDEB NOS MUNICÍPIOS DO NORDESTE A PARTIR DO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DO SAEB (2019). Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87771

Número

Sección

Artigos