PROJETO PARCERIA EMPRESA-ESCOLA: A PRIVATIZAÇÃO É O RESULTADO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96575Keywords:
Administração Pública, Privatização do Ensino, Relação Escola-Empresa, Rede Estadual de EnsinoAbstract
As marcas da privatização da educação pública paulista resultam de convênios e parcerias entre entes privados e a Secretaria da Educação. Este estudo refletiu sobre essas práticas no período de 1990 a 2018, com ênfase no Projeto Parceria Empresa-Escola, apresentando uma análise dos principais aspectos do alinhamento paulista à agenda neoliberal, da proposta de uma educação pautada em resultados e da operacionalização do modelo de parceria entre empresários e escolas. Nesta pesquisa documental de abordagem qualitativa, foram explorados textos e relatórios. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados neste estudo foram o marxismo e o materialismo histórico-dialético. As conclusões indicaram que o Projeto Parceria Empresa-Escola se inseriu no modo não clássico de privatização, pela tomada de controle dos elementos essenciais do trabalho pedagógico nas escolas, e o critério “resultado”, objetivo geral do projeto, apresentou discrepâncias entre os informes gerados pela organização e os dados oficiais das escolas da rede paulista.
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