PROJETO PARCERIA EMPRESA-ESCOLA: A PRIVATIZAÇÃO É O RESULTADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96575

Palabras clave:

Administração Pública, Privatização do Ensino, Relação Escola-Empresa, Rede Estadual de Ensino

Resumen

As marcas da privatização da educação pública paulista resultam de convênios e parcerias entre entes privados e a Secretaria da Educação. Este estudo refletiu sobre essas práticas no período de 1990 a 2018, com ênfase no Projeto Parceria Empresa-Escola, apresentando uma análise dos principais aspectos do alinhamento paulista à agenda neoliberal, da proposta de uma educação pautada em resultados e da operacionalização do modelo de parceria entre empresários e escolas. Nesta pesquisa documental de abordagem qualitativa, foram explorados textos e relatórios. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados neste estudo foram o marxismo e o materialismo histórico-dialético. As conclusões indicaram que o Projeto Parceria Empresa-Escola se inseriu no modo não clássico de privatização, pela tomada de controle dos elementos essenciais do trabalho pedagógico nas escolas, e o critério “resultado”, objetivo geral do projeto, apresentou discrepâncias entre os informes gerados pela organização e os dados oficiais das escolas da rede paulista.

Biografía del autor/a

Eliane da Costa Bruini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Mestra em Educação. Bolsista de extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São Paulo, SP, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0397-9915. E-mail: liabruini@gmail.com

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP.

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo/SP, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2936-3174. E-mail.: jacominimarcia@gmail.com

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Publicado

2025-07-30

Cómo citar

Bruini, E. da C., & Jacomini, M. A. (2025). PROJETO PARCERIA EMPRESA-ESCOLA: A PRIVATIZAÇÃO É O RESULTADO. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96575

Número

Sección

Artigos