PROJETO PARCERIA EMPRESA-ESCOLA: A PRIVATIZAÇÃO É O RESULTADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96575

Palavras-chave:

Administração Pública, Privatização do Ensino, Relação Escola-Empresa, Rede Estadual de Ensino

Resumo

As marcas da privatização da educação pública paulista resultam de convênios e parcerias entre entes privados e a Secretaria da Educação. Este estudo refletiu sobre essas práticas no período de 1990 a 2018, com ênfase no Projeto Parceria Empresa-Escola, apresentando uma análise dos principais aspectos do alinhamento paulista à agenda neoliberal, da proposta de uma educação pautada em resultados e da operacionalização do modelo de parceria entre empresários e escolas. Nesta pesquisa documental de abordagem qualitativa, foram explorados textos e relatórios. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados neste estudo foram o marxismo e o materialismo histórico-dialético. As conclusões indicaram que o Projeto Parceria Empresa-Escola se inseriu no modo não clássico de privatização, pela tomada de controle dos elementos essenciais do trabalho pedagógico nas escolas, e o critério “resultado”, objetivo geral do projeto, apresentou discrepâncias entre os informes gerados pela organização e os dados oficiais das escolas da rede paulista.

Biografia do Autor

Eliane da Costa Bruini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Mestra em Educação. Bolsista de extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São Paulo, SP, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0397-9915. E-mail: liabruini@gmail.com

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP.

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo/SP, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2936-3174. E-mail.: jacominimarcia@gmail.com

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Publicado

2025-07-30

Como Citar

Bruini, E. da C., & Jacomini, M. A. (2025). PROJETO PARCERIA EMPRESA-ESCOLA: A PRIVATIZAÇÃO É O RESULTADO. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96575

Edição

Seção

Artigos