Compreensões sobre a importância do Ensino de Artes pela escrita de cartas cirandeiras
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81102Palavras-chave:
Formação acadêmico-profissional, Escrita de cartas, Ensino de artes, Formação integralResumo
Apresenta-se uma carta escrita para professores(as) em formação acadêmico-profissional, participantes do projeto de extensão “Cirandar”. Pela escrita de cartas cirandeiras quis compreender a importância do Ensino de Artes pela experimentação de situações práticas e reflexivas com Artes Visuais, Música, Teatro e Dança, para a construção de saberes capazes de subsidiar a ação docente de licenciandas(os) de Pedagogia. Promovido pela Universidade Federal do Rio Grande, o Cirandar tem se configurado como espaço de escrita, leitura e diálogo na formação de professores e, em 2020, por ter sido totalmente on-line, contou com a participação de professores(as) de diferentes cidades do Brasil. Nas cirandas, rodas de estudo, do projeto, professores(as), pela escrita de cartas, aprendem sobre um tema da sua escolha, referente a um assunto ou desafio pedagógico que desejam compreender. Este texto é a integração das quatro cartas produzidas no âmbito do projeto, nas quais busquei mostrar como cheguei ao cirandar e no objeto de estudo escolhido; como o contexto da pandemia e interlocuções teóricas contribuíram para esta escolha e seus desdobramentos. Num processo de escrita, rodas de conversa virtuais, leitura e reescrita das cartas, aprendi que ensinar artes desde a educação infantil é essencial, pois, a arte dá concretude ao sentir humano, desenvolvendo canais de relacionamento e afetividade, despertando consciência para novos modos de sensibilidade, fazendo Nosso Ser refletir por inteiro. Pela relevância da arte para o processo de formação integral humana, finalizo com apontamentos sobre a próxima investigação-ação a ser realizada no Cirandar, em 2021.
Referências
ANDRADE, C. R. Dança com Crianças: propostas, ensino e possibilidades. 1.ed. Curitiba: Appris, 2018.
ANDRADE, E. B. F. A arte como um direito da criança: o papel do professor na construção de um mundo sensível. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 7(1), 72–83, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v7i1.5369. Acesso em: 10 jan. 2021.
BARBOSA, A. M. Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte/Ana Mae Barbosa (org). In: Conceitos e terminologias. Aquecendo uma transforma-ação: atitudes e valores no ensino da arte. 2 ed. São Paulo: Cortez,2003
DUARTE JUNIOR, J. F. Por que Arte-educação? 15.ed. Campinas: Papirus Editora, 2004.
GARCEZ, L.; OLIVEIRA, J. Explicando a Arte Brasileira: uma iniciação para entender a apreciar as artes visuais. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 2011
JOLY, I. L. SEVERINO, N. B. Processos educativos e práticas sociais em música: um olhar para a educação humanizadora: Pesquisas em educação musical. Curitiba: CRV, 2016.
MATILDE CAMPILHO (Sangue Latino). Entrevistada: Campilho, M. Entrevistador: Nepomuceno, E. Nepomuceno Filmes. (26'01''). Transmitido ao vivo 17 abril de 2017 pelo Canal Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VldpHiRir4c. Acesso em: 20 mai. 2021.
MCCLOUD, S. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2004
PAULA, A. I. M. Pontes que a Arte Constrói: reflexões, propostas e experiências poético-educacionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais). Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR - Campus I, Curitiba, 2018.
PONICK. E. A Arte na Educação Infantil e nos Anos Iniciais no Contexto de Distanciamento Social. Projeto de Ensino. Disponível em: https://ava.ufpel.edu.br/pre/course/view.php?id=5019. Acesso em: 11 jan. 2021
SALOMÃO DE FREITAS, D.P.; BRIZOLLA, F. MELLO, E. M; OLIVEIRA, N. R. M. Experiências didático-pedagógicas com educação estético-ambiental na formação acadêmico-profissional. 1. ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020, p. 33-37. Disponível em http://e-books.contato.site/ambiental. Acesso em: 20 mai. 2021.
SANTOS, A. M.; FRATARI, M. H. D. Artes Visuais na Educação Infantil. Artigo elaborado para a conclusão do curso Graduação em Pedagogia da Faculdade Católica de Uberlândia M-G. Pedagogia da Faculdade Católica de Uberlândia-MG. 2011/1. Disponível em: [https://silo.tips/download/artes-visuais-na-educaao-infantil-1-palavras-chave-artes-visuais-educaao-infanti]. Acesso em: 09 jan. 2021.
VIANNA, M. L. R. Desenhando Com Todos os Lados do Cérebro. Campo Largo: Ibpex, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional