Marketing Social e Extensão Universitária: As Ações da Uri Cerro Largo o Contexto Social

Autores

  • ROBERTO SCHUSTER AJALA Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • RAQUEL DUZSINSKI BORGHETTI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • LUCIANA SCHERER Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i17.55597

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Marketing Social. Responsabilidade Social Universitária.

Resumo

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) completa, no ano de 2017, seus 25 anos no município de Cerro Largo, tendo como missão institucional, a formação de profissionais baseados na ética e no comprometimento com a comunidade. Sob essa orientação da missão da universidade, a disciplina de Fundamentos de Marketing do curso de Administração, na qual são desenvolvidos conceitos de Marketing Social dá sustentação para algumas ações que tentam responder aos movimentos da sociedade, que passam a exigir um novo papel das organizações, que extrapolam a geração de lucros e empregos, e que fazem surgir as discussões sobre Marketing e Responsabilidade Social das Organizações. Assim surgem novas expectativas sobre as atuações organizacionais e universitárias, sob o mote da noção de Responsabilidade Social Universitária. Em discussão análoga, uma das funções das universidades passa a ser considerada terreno fértil para as ações que perfazem um elo entre essas instituições e a sociedade, e portanto, a relação da extensão universitária, como reflexo da relação universidade e sociedade. Com esse posicionamento epistemológico se constrói o estudo com o objetivo de apresentar um relato de experiência dessa atuação de extensão universitária e responsabilidade social executadas por discentes, docentes e técnicos-administrativos desta instituição. Tais ações são conduzidas pelos pressupostos teóricos da Extensão Universitária, da Responsabilidade Social e Responsabilidade Social Universitária, com vistas à construção de um processo educativo para a intervenção no desenvolvimento de Cerro Largo e região adjacente.

 

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Biografia do Autor

ROBERTO SCHUSTER AJALA, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Gestão Estratégica de Organizações (URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões).

Especialsita em Gestão em Agronegócio(URI). Administrador (URI).

Professor e Coordenador do Curso de Administração  - URI unidade de Cerro Largo. 

RAQUEL DUZSINSKI BORGHETTI, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2012). Pós Graduada em Marketing e Estratégia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2009). Bacharel em Administração de Empresas pela mesma instituição (2006). Professora no Curso de Administração de Empresas - Uri 

LUCIANA SCHERER, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda em Desenvolvimento Regional (UNIJUÌ). Mestra em Ciências Sociais (PUCRS), Administradora (UFRGS). 

Professora no Curso de Administração de Empresas - Uri 

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Publicado

2018-10-30

Como Citar

AJALA, R. S., BORGHETTI, R. D., & SCHERER, L. (2018). Marketing Social e Extensão Universitária: As Ações da Uri Cerro Largo o Contexto Social. Extensão Em Foco, (17). https://doi.org/10.5380/ef.v0i17.55597

Edição

Seção

Artigo Original