Ensino de robótica para estudantes de escolas públicas com a reutilização do lixo eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.81414Keywords:
Extensão Universitária, Lixo eletrônico, Kit de robótica, Reciclagem, Educação inclusiva, TecnologiaAbstract
A qualidade da educação nas escolas da rede pública continua sendo um dos grandes problemas enfrentados no Brasil. A falta de investimento, em conjunto com falhas na administração de recursos são alguns dos fatores para o sucateamento da educação pública do país. Além disso, não existe um projeto de âmbito nacional capaz de definir metodologias de ensino para a inclusão de crianças e adolescentes com transtornos neurológicos (como o autismo, déficit de atenção e hiperatividade) nessas escolas. Este trabalho apresenta um projeto social feito por alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Ele propôs reutilizar recursos eletrônicos descartados como lixo para a elaboração de kits de robótica e circuitos eletrônicos que foram utilizados na criação de um material didático para a educação inclusiva de crianças e adolescentes em escolas da rede pública de Itajubá. Dessa forma, além de uma educação socioambiental com a geração de uma consciência ecológica em relação ao descarte correto e a reciclagem do lixo eletrônico, a reutilização desses tipos de materiais pode proporcionar novas ferramentas de ensino e uma redução no custo de materiais de apoio a educação para serem utilizadas em escolas públicas.
Downloads
References
AFFONSO, G. et al. ROBÓTICA APLICADA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 3, 14 fev. 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/81383. Acesso em: 05 abr. 2021.
BOYLESTAD, R. L. Introdução à Análise De Circuitos. 12. ed. [S.L.]: Pearson, 2012. 976 p.
BOYLESTAD, R. L.; NASHELSKY, L. Dispositivos Eletrônicos e Teoria dos Circuitos. 11. ed. [S.L.]: Pearson, 2013. 784 p.
CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino. São Paulo, p 35-48. 2003. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.
CARVALHO, I. C. D. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2010. 552 p.
FEMIC (Minas Gerais). 255- 2020 HORTA AUTOMATIZADA: TECNOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR. 2020. FEMIC Jovem 2020, p. 5. Disponível em: https://femic.com.br/femic_2020/wp-content/uploads/2020/12/Resultado-Oficial-Projeto-finalistas-FEMIC-Jovem-2020.pdf. Acesso em: 31 mar. 2021.
FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R. Analisando a implementação de uma abordagem CTS na sala de aula de química. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 17, n. 2, p. 383-399, 2011. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132011000200009.
FORTI, V. et al. The Global E-waste Monitor 2020: quantities, flows, and the circular economy potential. 2020. Disponível em: http://ewastemonitor.info/wp-content/uploads/2020/07/GEM_2020_def_july1_low.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.
FOWLER, F. R. et al. BOTA PRA FAZER UNIFEI: como a aprendizagem baseada em problemas funciona. Egepe, Campinas, 7 jul. 2018. Galoá. http://dx.doi.org/10.17648/egepe-2018-84234. Disponível em: https://proceedings.science/egepe/papers/bota-pra-fazer-unifei%3A-como-a-aprendizagem-baseada-em-problemas-funciona. Acesso em: 30 mar. 2021.
FRAGUAS, T.; GONZALEZ, C. E. F.; MARTINS, A. A. ESTUDO DE CASO SOBRE O LIXO ELETRÔNICO COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Educação Ambiental em Ação, [S.L.], n. 68, 11 jun. 2019. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3699. Acesso em: 30 mar. 2021.
IBGE (Brasil). PNAD contínua: educação: 2019. Educação 2019. 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.
MARTINS, A. C. G. et al. ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO TECNOLÓGICA. Extensão em Foco, [S.L.], n. 4, p. 211-218, 31 dez. 2009. Universidade Federal do Paraná. http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i4.24909. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/24909/16703. Acesso em: 30 mar. 2021.
MATTOS, K. M. D. C.; MATTOS, K. M. D. C.; PERALES, W. J. S. OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LIXO ELETRÔNICO E O USO DA LOGÍSTICA REVERSA PARA MINIMIZAR OS EFEITOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE. XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro, out. 2008. ABEPRO. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STP_077_543_11709.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.
MCROBERTS, M. Arduino Básico. 2. ed. [S.L.]: Novatec, 2015. 512 p.
MOROZESK, M.; COELHO, G. R. Lixo Eletrônico “Uso e Descarte”: uma proposta de intervenção em uma Escola Pública de Vitória-ES. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. L.], v. 16, n. 2, p. 317-388, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4377. Acesso em: 30 mar. 2021.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 210 p.
PEREIRA, A. M. B.; BASTOS, T. J. M. Concepção e implementação da robótica educacional utilizando arduino e linguagem de programação introdutória scratch como ferramentas didáticas. 2019. 64 f. TCC (Graduação) – Curso de Licenciatura em Computação, Universidade Federal Rural da Amazônia. Capitão Poço. 2019. Disponível em: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/1290. Acesso em: 30 mar. 2021.
PORTAL CORREIO (Brasil). O que é e-lixo e quanto produzimos de resíduos? 2020. Disponível em: https://portalcorreio.com.br/e-e-lixo-e-quanto-produzimos-de-residuos/. Acesso em: 30 mar. 2021.
SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. Ensinando com Tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 196 p.
SANTOS, W. L. P. D.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 3. ed. Porto Alegre: Unijui, 2003. 144 p.
SILVA, A. H. A. et al. Usando a robótica educacional com Scratch e Arduino para melhor compreensão de Ciências Exatas. Scientia Prima, v. 6, n. 1, p. 147-159, 27 maio 2020. Disponível em: https://abric.ong.br/ojs/index.php/scientiaprima/article/view/22. Acesso em: 30 mar. 2021.
TENENTE, L. Número de alunos com autismo em escolas comuns cresce 37% em um ano; aprendizagem ainda é desafio. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/04/02/numero-de-alunos-com-autismo-em-escolas-comuns-cresce-37percent-em-um-ano-aprendizagem-ainda-e-desafio.ghtml. Acesso em: 30 mar. 2021.
UNIFEI (Brasil) (ed.). Projetos financiados em 2019. 2019. Disponível em: https://unifei.edu.br/extensao/cultura-e-extensao-social/projetos-culturais-e-sociais/projetos-contemplados-pelo-recurso-da-proex-em-2019/. Acesso em: 31 mar. 2021.
ZILLI, S. D. R. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. 2004. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86930. Acesso em: 31 mar. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


