O currículo das escolas do campo analisado nas Cartas Cirandeiras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81076

Keywords:

Educação do Campo, Agroecologia, Pedagogia da Alternância.

Abstract

São reconhecidas as necessidades da adequação curricular e metodológica para as escolas do campo, como uma das formas de sanar os anos de exclusão e também como meio de resistência dos conhecimentos e saberes das populações do campo. A pesquisa possui objetivo de refletir sobre os currículos das escolas do campo, no que tange a Pedagogia da Alternância e a Agroecologia, a partir das contribuições das áreas do conhecimento das ciências da natureza e das ciências agrárias. Sendo as escolas em estudos originárias das “Maison Familiales Rurales” francesas, onde são organizadas metodologicamente a partir da práxis da Pedagogia da Alternância, com ensino baseado na Agroecologia. Foram estudadas duas experiências de Escolas Famílias Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul, no que tange os conceitos que embasam seus trabalhos e as contribuições das ciências para a construção do conhecimento. Visto que, essas escolas do campo ofertam o ensino médio integrado ao técnico profissionalizante no meio rural. A pesquisa é de cunho qualitativo, parte de analises documentais, referente ao Plano de Curso dessas instituições escolares, com base em um roteiro previamente organizado de acordo com os objetivos do estudo. Além de fazer parte do projeto Cirandar: Rodas de investigação desde a escola da Universidade Federal do Rio Grande, que conduziu as reflexões desse processo investigativo a partir de Cartas Cirandeiras. São demonstrados os avanços na concepção da integração do conhecimento a partir de ferramentas que promovem a construção dos saberes entre as escolas do campo e comunidade rural.

Author Biographies

Aline Guterres Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde, (UFRGS).

José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Professor do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação (UFRGS), professor e orientador da Licenciatura em Educação do Campo–ciências da natureza e do Programa de Pós–Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde.

References

BEGMANI, João Batista. Os CEFFAs e a Educação Média e Profissional Integrada. Texto elaborado para a Equipe Pedagógica Nacional dos CEFFAs do Brasil. Brasília: Rede dos CEFFAs/UNEFAB/ARCAFAR SUL/ARCAFAR NE/NO, setembro de 2011.

CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING Edgar Jorge, CERIOLI Paulo Ricardo e CALDART, Roseli Salete, (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação nacional por uma educação do campo, 2002. (Coleção Por Uma Educação do Campo, n.º 4).

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel, CALDART, Roseli Salete, MOLINA, Mônica Castagna. (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2009.

CAPORAL, Francisco Roberto. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição à agriculturas mais sustentáveis. In: CAPORAL, Francisco Roberto. COSTABEBER, José Antônio. PAULUS, Gervásio. (org.). Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. Brasília: DF. 2009.

COSTA, João Paulo Reis. Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC: uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da Pedagogia da Alternância. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, 2012.

EFASC. Plano de Curso do Ensino Médio e Técnico Profissionalizante. Santa Cruz do Sul, 2009.

EFASerra Gaúcha. Plano de Curso do Ensino Médio e Técnico Profissionalizante. Caxias do Sul, 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINS, Heloisa Helena T. Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, maio/ago. 2004, p. 289-300.

VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke. Aprendizagens na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. 2013. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, 2013.

Published

2021-12-01

How to Cite

Ferreira, A. G., & Lima Robaina, J. V. (2021). O currículo das escolas do campo analisado nas Cartas Cirandeiras. Extensão Em Foco, (25). https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81076

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT