Potencialidades da extensão universitária: um relato de experiência a partir das ações do Programa Aproxime-se durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80533Keywords:
Educação a Distância, Extensão Universitária, Pandemia,Abstract
Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19, em que o distanciamento social se tornou obrigatório, a edição do Programa Aproxime-se precisou ser adaptada ao modo remoto. Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) busca realçar a presença da Universidade nos polos de Educação a Distância (EaD), estendendo a participação às comunidades locais, seguindo os requisitos da Extensão Universitária. Este relato tem como objetivo apresentar um panorama da experiência da edição de 2020 do Programa Aproxime-se, bem como ressaltar a importância de sua execução em um contexto pandêmico, fornecendo, ainda, informações sobre práticas alternativas, transdisciplinares e interdisciplinares no campo da Extensão Universitária. Apresenta-se, para tal, a metodologia construída para esse ano e os frutos obtidos com as ações. Inúmeros foram os desafios, em grande medida, ocasionados e expandidos pela pandemia, mas a potencialidade da Extensão tornou viável a execução de um planejamento flexível, adequado às necessidades dos tempos atuais e em consonância com a tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
References
ALBRECHT, E.; BASTOS, A. Extensão e sociedade: diálogos necessários. Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 54-71, jun. 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/53428. Acesso em: 07 abr. 2021.
FLORIANO, M.; MATTA, I.; MONTEBLANCO, F.; ZULIANI, A. Extensão universitária: a percepção de acadêmicos de uma universidade federal do do estado do Rio Grande do Sul. Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 9-35, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/38043. Acesso em: 07 abr. 2021.
MASETTO, M. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2006.
NOGUEIRA, M. (org.). Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
PAULA, J. A extensão universitária: história, conceitos e propostas. Interfaces – Revista de Extensão da UFMG, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930. Acesso em: 07 abr. 2021.
PROEX/UFES. Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo. O que é a extensão universitária. Vitória: ES. Disponível em: https://proex.ufes.br/o-que-e-extensao-universitaria. Acesso em: 07 abr. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


