Potencialidades da extensão universitária: um relato de experiência a partir das ações do Programa Aproxime-se durante a pandemia da Covid-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80533

Keywords:

Educação a Distância, Extensão Universitária, Pandemia,

Abstract

Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19, em que o distanciamento social se tornou obrigatório, a edição do Programa Aproxime-se precisou ser adaptada ao modo remoto. Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) busca realçar a presença da Universidade nos polos de Educação a Distância (EaD), estendendo a participação às comunidades locais, seguindo os requisitos da Extensão Universitária. Este relato tem como objetivo apresentar um panorama da experiência da edição de 2020 do Programa Aproxime-se, bem como ressaltar a importância de sua execução em um contexto pandêmico, fornecendo, ainda, informações sobre práticas alternativas, transdisciplinares e interdisciplinares no campo da Extensão Universitária. Apresenta-se, para tal, a metodologia construída para esse ano e os frutos obtidos com as ações. Inúmeros foram os desafios, em grande medida,  ocasionados e expandidos pela pandemia, mas a potencialidade da Extensão tornou viável a execução de um planejamento flexível, adequado às necessidades dos tempos atuais e em consonância com a tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão.

Author Biographies

Eliane Marina Palhares Guimarães, Professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP (2004), Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (1995) e Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC (1980). Especialização em Administração Hospitalar pela Fundação Instituto de Administração em Saúde (1983), Especialização em Metodologia da Pesquisa pela Universidade de Mogi da Cruzes (1985) e Especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (1986). Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais/EEUFMG. Vice-Diretora na Gestão 2010-2014 e Diretora na Gestão 2014-2018 da Escola de Enfermagem da UFMG. Atualmente Diretora da Educação à Distância da UFMG. Coordenadora do Projeto Telenfermagem da EEUFMG. Coordenadora do Programa de Extensão Aproxime-se do CAED/UFMG.

Bruna de Oliveira Gonçalves, Assessora Pedagógica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (CBH/ UEMG). Servidora lotada no Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) na Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG), no cargo de Pedagoga. É integrante do Grupo de Pesquisa em Formação e Qualificação Profissional/ linha 2 (FORQUAP/CEFET-MG) e membro do Programa de Extensão Aproxime-se do CAED/UFMG.

Márcia Marília Texeira Alves de Souza Duarte, Assessora Pedagógica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG. Mestre em Educação pela PUC-Minas; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UEMG; Especialista em Design Educacional pelo SENAC; Graduada em Pedagogia pela UEMG. Atualmente, é servidora pública lotada no Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG), onde atua como Assessora Pedagógica. É integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão (LAPPEEI) vinculado à Faculdade de Educação da UFMG e membro do Programa de Extensão Aproxime-se do CAED/UFMG. 

Frederico Tunes e Sousa, Graduando na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Graduando em Psicologia na Universidade Federal de Minas de Gerais; Bolsista de extensão no Programa Aproxime-se do CAED/UFMG (2020)

Gregory Nicolas Santos, Graduando na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Graduado em Ciências Socioambientais pela UFMG, com experiência em mobilização social, educação ambiental, métodos de pesquisa qualitativa, processos básicos de análise espacial, pesquisa de campo e mediação de conflitos. É regularmente matriculado no curso de Graduação em Psicologia, pela UFMG e bolsista de extensão no Programa Aproxime-se do CAED/UFMG (2020).

Gabriel Amorim Braga, Graduando na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Graduando em Letras, com habilitação em Português, Espanhol e suas Literaturas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista de extensão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atuando no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), junto ao subprojeto de Língua Portuguesa, desenvolvendo atividades didáticas no Colégio Técnico (COLTEC). Atualmente, é bolsista de extensão no Programa Aproxime-se do CAED/UFMG (2020/2021)

References

ALBRECHT, E.; BASTOS, A. Extensão e sociedade: diálogos necessários. Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 54-71, jun. 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/53428. Acesso em: 07 abr. 2021.

FLORIANO, M.; MATTA, I.; MONTEBLANCO, F.; ZULIANI, A. Extensão universitária: a percepção de acadêmicos de uma universidade federal do do estado do Rio Grande do Sul. Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 9-35, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/38043. Acesso em: 07 abr. 2021.

MASETTO, M. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2006.

NOGUEIRA, M. (org.). Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

PAULA, J. A extensão universitária: história, conceitos e propostas. Interfaces – Revista de Extensão da UFMG, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930. Acesso em: 07 abr. 2021.

PROEX/UFES. Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo. O que é a extensão universitária. Vitória: ES. Disponível em: https://proex.ufes.br/o-que-e-extensao-universitaria. Acesso em: 07 abr. 2021.

Published

2021-06-01

How to Cite

Guimarães, E. M. P., Gonçalves, B. de O., Duarte, M. M. T. A. de S., Sousa, F. T. e, Santos, G. N., & Braga, G. A. (2021). Potencialidades da extensão universitária: um relato de experiência a partir das ações do Programa Aproxime-se durante a pandemia da Covid-19. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80533

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT