Extensão em Saúde na Escola: desenvolvimento de estratégias de enfrentamento emocional para adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.70529Keywords:
Psicologia da Saúde, Adolescentes, Saúde Mental, EscolaAbstract
A adolescência, definida a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica, pressupõe uma uma construção social que repercute na subjetividade dos indivíduos, que se movimentam e se constroem a partir das relações e condições sociais. Aspectos como crises de identidade, tendência grupal e atitude contestadora são significados a partir dos mediadores sociais e suas estruturas. Neste sentido, a perspectiva teórico-prática adotada neste trabalho envolve a compreensão da adolescência e de suas características como sendo socialmente determinadas, os sujeitos que vivenciam tal fase do desenvolvimento são vistos como produtos e produtores de tais contextos. A reflexão crítica acerca das práticas da Psicologia com o objetivo de proporcionar mudanças na realidade material dos indivíduos foi contemplada pelas ações durante o projeto. Este trabalho trata-se do relato de experiência realizada em estágio curricular em Psicologia da Saúde, de intervenção com adolescentes em contexto escolar, com o objetivo de diminuir os índices de ideação suicida, depressão e ansiedade, promoção e prevenção de saúde mental, promoção do fortalecimento de vínculos entre os alunos, criação de rede de apoio e repertório de enfrentamento ao sofrimento emocional. Foram realizadas intervenções nas salas de aula, em horário escolar, durante um semestre, abordando temas trazidos pelos adolescentes. Foi observada a relevância da reflexão, construção da subjetividade e dos vínculos sociais para os adolescentes. Além do desenvolvimento de repertório profissional em psicologia da saúde para as estagiárias. Portanto, o projeto mostra que o sucesso das ações depende da capacidade ativa da troca de aprendizados, diálogo e integração das diferenças.